domingo, 10 de março de 2013

O que é sick-lit e Playlist #3

Quando eu comecei a ler, uns dez anos atrás, lembro que eu só conhecia dois gêneros da literatura: ficção e não-ficção. Nessa época, eu lia de tudo. Fantasia, romance, chick-lit... o que caísse na minha mão era lucro. Fui crescendo e ficando chata, preferindo uns gêneros e fugindo de outros. Com o passar do tempo, entraram e saíram de moda vários tipos de livros: de bruxo, de vampiro, distopia, safadeza (50 tons de qualquer coisa)... e, pelo que parece, a moda do momento é o tal do sick-lit. Mas afinal, o que é isso?

Sick; doente, enfermo, nauseado, fatigado, aborrecido, enjoado.


Até agora só li em apenas um lugar sobre o novo gênero, que foi n'O Globo.  Como o nome já diz, se refere a obras que tratam doenças em geral. O provavelmente mais conhecido no momento é o A Culpa é das Estrelas, do John Green, que fala sobre câncer... mas não é um livro sobre câncer. Ahn? Como assim? Eu explico.

Quando pensamos em doenças em livros, logo pensamos naquela fórmula mágica à la Nicholas Sparks: um casal se conhece, se apaixona, tem uma doença no meio, alguém morre e você chora um rio de lágrimas. Fim. Não que esse tipo de livro seja ruim, mas se não for bem escrito, torna-se uma leitura rasa, bem água com açúcar que te acrescenta nada (ou quase nada).

Em A Culpa é das Estrelas, temos uma personagem e o próprio autor que não definem o câncer como tema principal da obra. O livro é muito mais do que isso; não é apelativo, não força, não trata a doença como algo terrível e sem um caminho para a felicidade uma vez que é descoberta. É um livro real e sincero, e talvez seja por isso que fez tanto sucesso.

Os sick-lits prometem tratar não só doenças terminais, como também todos aqueles temas que pareciam ser tabu na literatura: suicídio, auto mutilação, depressão e outros. Meio mórbido? Juro que se bem escrito, funciona.

Entretanto, há uma discussão ocorrendo sobre o assunto: será que esses livros devem ser vendidos normalmente como YA, ao lado de livros mais leves como Anna e o Beijo Francês, por exemplo? Particularmente, eu não acredito que livros sejam ditadores de atitudes. Claro que influenciam e é claro que interferem na vida de uma pessoa, mas não acredito que tenham o poder de fazer uma pessoa pensar “Ei! Que legal! Vou sair matando meus amiguinhos porque li isso num livro!”. Se assim fosse, teríamos uma geração de drogados que leram Christiane F, como é dito na mesma notícia. Lá também é citada uma frase do Eduardo Spohr que eu concordei muito, que diz o seguinte: “Eu acredito em bons livros. E os bons livros serão lidos, seja de qual gênero forem”.

Como sempre acontece, teremos livros bons e ruins. Lembra quando a moda do momento eram distopias, e tivemos livros ÓTIMOS e livros PÉSSIMOS? Provavelmente o mesmo vai acontecer aqui. Por isso, separei alguns livros que seguem a linha sick-lit para vocês em mais uma versão do PLAYLIST.

Playlist é uma coluna do blog onde iremos organizar livros com um mesmo assunto em comum e falar sobre eles.



A Guardiã da Minha Irmã, Jodi Picoult (1) é um dos meus livros favoritos do mundo. A doença “tema” é a leucemia. Leiam esse livro. Só. Leiam.

A Culpa é das Estrelas, John Green (2) como dito anteriormente fala sobre câncer. Livro belíssimo, leiam. E se puderem, leiam tudo do John Green!!

As Vantagens de Ser Invisível, Stephen Chbosky (3) só tá com essa capa na ilustração porque eu amo de paixão, mas foi relançado há pouco tempo com a capa do filme. O Charlie, personagem principal, sofre de depressão.

Os Treze Porquês, Jay Asher (4) também está no meu top 10 favoritos do mundo e fala, entre outras coisas, sobre bullying e suicídio.

It’s Kind of a Funny Story, Ned Vizzini (5) ainda não foi traduzido para o Português, o que é uma pena, pois é um livro fantástico. Também fala sobre depressão e tentativa de suicídio.

Stolen, Lucy Christopher (6) trata sobre a síndrome de Estocolmo, aquela que o sequestrado se apaixona pelo sequestrador. Ainda não li, porém está na minha lista de “em breve”.

Extraordinário, R. J. Palacio (7) eu também não li ainda, porém já conta com resenha no blog. Auggie, personagem principal, tem uma anomalia crânio-facial.

E por último mas não menos importante, Garotas de Vidro, Laurie Halse Anderson (8) é o livro que eu estou lendo no momento e adorando. Entre outras coisas, fala sobre a anorexia.

E aí, gostaram? Já leram algum livro que possa se encaixar nesse novo gênero? Acham que livros são capazes de influenciar negativamente alguém? Eu, particularmente, não gosto do termo "sick-lit". É pejorativo, não soa bem. No entanto, tenho que confessar que é um dos meus gêneros favoritos. Amei praticamente tudo que li que se encaixa no novo gênero, e estou super ansiosa pra ler outros do mesmo tema. Deixem suas opiniões nos comentários!

13 comentários:

  1. Eu também recomendo esse tipo de livro (muito). ACEDE é um dos meus livros favoritos de todos os tempos. Li Extraordinário recentemente e podem dar sim uma olhada, é daqueles que a leitura flui fácil e muito bem narrado. Desses aí tb já li Os 13 Pqs, mas não gostei muito (acho que sou o único), eu esperava muito mais no quesito estória. Vontade de ler tenho de 'A Guardiã' e 'As Vantagens'. Sou doido pelo 'Its Kinda' tb mas infelizmente não acho em lugar nenhum pra comprar em inglês! Eu considero esse estilo de livro um dos meus favoritos, não sei se é porque é sempre real, mas sempre chama a minha atenção.

    ResponderExcluir
  2. Já li A culpa é das estrelas, Extraordinário e as Vantagens de ser invisível. Gostei muito de a culpa é das estrelas e Extraordinário. Acho um pouco estranho ter um gênero só para livros sobre doença e tenho medo desse gênero virar moda igual cinquenta tons de cinza. Por exemplo, aparecer muitos livros inspirados em "a culpa é das estrelas" só porque ele fez sucesso. Mas tenho que admitir que também gostei de todos os livros que li do gênero até agora. :)

    ResponderExcluir
  3. Eu já havia ouvido o termo "sick-lit" mas confesso que ainda estava boiando. Realmente existem vários livros do gênero e eles tem feito muito sucesso. Eu ainda não li o tão falado "A culpa é das estrelas" mas espero ler esse ano ainda. Acho que esse tipo de livro é um caminho mais fácil para chegar ao coração do leitor, pela própria temática. Mas gosto bastante mesmo assim porque considero importante discutir e desmitificar certas doenças por exemplo. O próprio "A culpa é das estrelas" mostra um lado diferente das pessoas com câncer.

    (desconstruindoaspalavras.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir
  4. Ainda não tinha ouvido falar desse "sick-lit", bom saber...

    http://mondarikc.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu gosto do gênero, me faz bem ler e ver que podem e existem pessoas assim, como os personagens dos livros e percebo como minha vida é boa.

    Adorei a matéria sobre o gênero, ficou demais.

    Bjão!

    livronasmaos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Comecei a ler a culpa é das estrelas e to adorando, nao da vontade de parar de ler. Estoumlouca paranlermos 13 porques e o Extraordinario.

    ResponderExcluir
  7. AMO o gênero e não sabia que tinha um nome. Agora que sei, fica mais fácil pra procurar cada vez mais livros!
    Queria saber onde acho "It's Kind Of A Funny Story" pra comprar (em inglês mesmo). Vocês sabem de alguma loja física em SP? Nunca achei nem online... Sou doida pra ler esse livro, pois aaaaaaaaaamo o filme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anne! Não sei de nenhuma loja física, e dei uma procurada aqui e nem pela internet achei :/ diz que está esgotado no fornecedor... estranho.
      Se quiser mesmo, pode tentar comprar pela amazon ou outro site gringo!
      =)

      Excluir
    2. Tem no book depository: http://www.bookdepository.com/Its-Kind-Funny-Story-Ned-Vizzini/9780786851973 . Já comprei nesse site várias vezes, às vezes demora um pouco mais pra chegar, mas em menos de dois meses chega, com certeza. Mas pra quem lê em inglês compensa bastante, já que o frete é gratis :)

      Excluir
  8. Oi Gabriela,

    Tem meme pra você lá no blog:
    http://ogatofeio.blogspot.com.br/2013/03/meme-aos-16.html#more

    XOXO

    ResponderExcluir
  9. Adorei. Correndo para garantir os meus. \o/
    vivianpitanca.blogspot.com

    sucessoparaseublog.blogspot.com.br

    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Oiee, parabéns pelo blog, amo livros! Me encanta encontrar mais pessoas que apreciam a leitura...está em falta ultimamente, com outras tantas opções! Continuem nesse caminho e muito sucesso para vocês !!
    Bom sobre o sick-lit fica aqui a minha dica:
    -Cante para eu dormir-Angela Morrison
    -Antes de Morrer- Jenny Downham(tem o filme baseado no livro: Now is good)
    -Veronika decide morrer- Paulo Coelho(foge um pouco da literatura teen, mas é uma leitura que vale a pena)
    -A elegância do ouriço (fala sobre suicídio e muito mais...meu livro favorito, totalmente quebra de clichês...

    Tudo de bom,

    abraços
    Bárbara RCB

    ResponderExcluir
  11. Jura que não sabia que o filme "It’s Kind of a Funny Story" era baseado num livro.

    ResponderExcluir