quarta-feira, 27 de março de 2013

Seu nome é Green. John Green.

Tá, e quem é esse tal de João Verde?


John Green foi criado em Orlando, Florida­ (sim, a terra do Mickey! E não, ele não acha isso o máximo!). Sempre quis ser um escritor “quando crescesse”, mas para ele, se tornar um escritor parecia tão improvável quanto se tornar um astronauta. Que bom que ele conseguiu! Faz primaveras no dia 24 de agosto e afirma ter tido uma infância ótima, uma vez que seus pais e irmão o amavam e apoiavam. 

Tá, e de onde vem tanta inspiração?

John diz que seus livros não surgem de Ideias com I maiúsculo (do tipo BAM, ESCREVA SOBRE UMA ESCOLA DE BRUXOS) e sim de ideias com i minúsculo. Na verdade, elas costumam surgir com o personagem. Um ex-garoto prodígio, por exemplo, é a sua ideia inicial. E aí ele junta isso com alguma pergunta que o interesse/assombre (por que nos preocupamos tanto em deixar um legado? É possível viver uma vida completa mesmo não vivendo uma vida longa?) e BAM, livro. Ele diz que mesmo que não seja mais um adolescente e que suas histórias sejam voltadas para adolescentes, não é um trabalho difícil. Quero dizer, não é como se ele estivesse escrevendo sobre vampiros, ele já foi adolescente um dia.


Tá, e vem mais livros por aí? Um livro adulto, talvez?

John diz que sim, tem mais livros vindo por aí. Mas, que na verdade, depende de como você define “vindo” e “por aí”. Embora ele seja supersticioso e não goste de falar nada mais do que isso. E nada de livros adultos. Sendo honesto, ele não acha adultos tão interessantes assim.

Tá, mas o que acontece depois de O Teorema Katherine? Quando sai a continuação?

John Green, na verdade, se recusa a responder perguntas do tipo “o que acontece com o personagem x depois que o livro acaba?”. Ele acredita que os livros pertencem a seus leitores, e que nós somos totalmente livres para fazermos a interpretação que quisermos. Diz que muito dificilmente sairá uma continuação de um livro seu, uma vez que quando ele termina um livro, se sente satisfeito com ele e que não conseguiria escrever uma sequência.

Tá, mas por último, QUE HISTÓRIA FOI ESSA DO OBAMA???!?!??!

No Hangout do Google+, John perguntou a Obama qual deveria ser o nome de sua futura filha, Eleanor ou Alice. O presidente dos Estados Unidos se recusou a respondeu, mas pediu pra ele não deixar a bebê se esquecer de ser foda. SO. MANY. FEELS.

Vocês podem seguir o autor no twitter, e encontrar essas e outras informações em seu site oficial.

3 comentários:

  1. Amei!!!! Eu simplesmente idolatro o John e amei o seu post!
    Dá uma passadinha no meu blog também!

    Beijos

    ---Vic
    http://blogamantesdelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Muito legal esse post, os livros desse João Verde são ótimos, merecem estar famosos. Quando li seu post falando que ele deixa o livro A teoria de katherine sem fim para alguns personagens me lembrei do livro dele A culpa é das estrelas, porque bem os protagonistas querem saber o fim do livro Uma aflição imperial, mas nao tem a resposta do autor.

    ResponderExcluir
  3. Adorei essa matéria sobre o John, sou muito fã dele e não podia perder essa por nada.
    O cara é foda, acho os livros dele o máximo, e sobre livros adultos, apesar de não ser sobre adultos, mas O Teorema Katherine é o mais adulto dele até agora.

    Bjão!

    livronasmaos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir