quinta-feira, 21 de março de 2013

Resenha: A Mulher do Viajante no Tempo




Henry sofre de um distúrbio genético raro. De tempos em tempos, seu relógio biológico dá uma guinada para frente ou para trás, e ele se vê viajando no tempo, levado a momentos emocionalmente importantes de sua vida tanto no passado quanto no futuro. Causados por acontecimentos estressantes, os deslocamentos são imprevisíveis e Henry é incapaz de controlá-los. A cada viagem, ele tem uma idade diferente e precisa se readaptar mais uma vez à própria vida. E Clare, para quem o tempo passa normalmente, tem de aprender a conviver com a ausência de Henry e com o caráter inusitado de sua relação.




Acreditem ou não, eu tenho esse livro na minha estante faz três anos. E sempre foi um livro que eu era simplesmente louca pra ler, então não sei porque adiei tanto. Fato é, no carnaval deste ano eu finalmente li (AEEEEEEEEEE) e o livro é tão bom que até a resenha eu adiei a escrever. Finalmente, aqui estamos.


Henry é o viajante no tempo e Clare é sua mulher. O tempo no livro é intercalado entre passado, presente e futuro, de modo que exige atenção redobrada do leitor em relação a certos detalhes. Em determinados momentos, por exemplo, pode acontecer de Clare ter lembranças com o Henry que ele ainda não viveu, por isso não se lembra, uma vez que foi o eu do futuro dele que viveu com o eu do passado dela. Confuso? Com certeza, mas com o desenrolar da leitura fica mais fácil de acompanhar.

A viagem no tempo é descrita como uma doença genética no livro, tornando-o então muito mais que um livro de ficção científica. É um romance sincero e real, belamente escrito e totalmente poético. É tão convincente que em alguns momentos você até esquece que aquilo não existe de fato. Os capítulos são também intercalados entre o Henry e a Clare, o que torna a leitura muito mais dinâmica e divertida. Tinha hora que eu preferia a narração dele e hora que eu preferia a narração dela, então depende muito do momento da história.

O livro é super completo, daqueles que te dão detalhes sobre praticamente todas as coisas que aparecem na história. Os personagens são personagens reais, com ideias e pensamentos singulares, que é uma das coisas que eu mais admiro em um livro. É tudo cativante ao extremo, fazendo você não querer largar o livro até chegar ao fim. E que fim maravilhoso! O autor amarra todas as pontas soltas que podem surgir durante a leitura, escreve o final inevitável e te faz ficar com vontade de reler o livro todo assim que chega a ultima página. É um daqueles livros que você quer e não quer chegar ao fim. Realmente muito bom, merece o título de best-seller e a adaptação que recebeu (que eu ainda não conferi).

Leitura muito mais do que recomendada, galera. Esse livro é MUITO bom. Muito mesmo. Mas ele é tão complexo e tão completo e tão bom que euzinha não me sinto apta o suficiente a escrever uma resenha que traduza em palavras o que eu senti ao ler o livro. Mas acreditem em mim e leiam, e depois venham me contar o que acharam. Nota 12 numa escala de 1 a 10.

“Mas o senhor não acha que é melhor ser extremamente feliz por pouco tempo, mesmo que se perca essa felicidade, do que passar a vida inteira apenas bem?”

Obs.: o livro foi traduzido em 33 idiomas!!! Não sei porque mas isso é uma coisa que me admira bastante. Quero dizer. TRINTA E TRÊS IDIOMAS. Isso deve querer dizer alguma coisa, certo?

A Mulher do Viajante no Tempo, por Audrey Niffenegger
Editora: Suma de Letras
ISBN: 9788560280407
Páginas: 450
Adicione no skoob

5 comentários:

  1. Eu sempre tive curiosidade em ler esse livro, mas como ele tem um público bem dividido, eu fiquei na dúvida se realmente valia a pena e acabei deixando ele de lado na minha listinha de compras. Mas, após acompanhar toda a sua empolgação e elogios em relação ao livro, acho que não me resta escolha a não ser priorizá-lo nas minhas próximas compras, né? u_u asudhiuashduiahsdihaisd.
    Muito boa a sua resenha! n__n

    Beeeeeijinhos e uma ótima sexta-feira! :*
    www.inconstantecontroversia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Nossa eu nunca tinha ouvido falar sobre esse livro. Fiquei muito interessada nele. Vou ler com certeza. E eu adorei a capa.

    ResponderExcluir
  3. Fiquei instigada a lê-lo... Sua resenha é empolgante!!

    ResponderExcluir
  4. Olá! Primeiramente: adorei o blog! E depois: essa resenha está incrível! haha

    Vou confessar: Já li A Mulher do Viajante no Tempo quatro vezes e em todas elas eu me apaixono cada vez mais pelo livro. Como você mesma disse, o enredo é complexo e tão bem escrito que você até esquece que é ficção. Já o filme... BEM. Eu o assisti depois de ler o livro e ele não é exatamente fiel ao livro. Bonzinho, mas não tanto quanto o livro.

    Enfim, adorei!

    Abraço!

    Amanda Steilein
    www.steileinamanda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Ando louca para ler esse livro, pq o romance no filme é tão lindo. Obrigada pela resenha, me incentivou a providenciar minha cópia deste livro.
    Abraços

    ResponderExcluir