quinta-feira, 14 de março de 2013

Gustavo e a Pedra Filosofal

Começo esse post com uma confissão. Eu nunca li Harry Potter.



Eu sei eu sei... how dare me???  Mas tenha calma povo brasileño. Não será necessário me levar para a forca. Minha querida sócia Gabriela Neves decidiu me livrar da ignorância e gentilmente me obrigou a começar a ler toda a saga. E quando eu digo gentilmente significa que ela pode ou não ter usado a força. E nesse caso ela usou. Mas foi necessário, eu sei.


Independente do método, o importante é que eu tomei vergonha na minha face e finalmente li o primeiro livro. E CARAMBOLAS! POR QUE EU NÃO LI ESSE LIVRO ANTES????  
Tá, eu sei que qualquer elogio que eu venha a fazer agora é totalmente inútil e redundante, mas sério minha gente, não importa se eu já conhecia a história, já tinha visto o filme ou whatever. O LIVRO É MUITO BOM. Ele simplesmente honra toda sua glória, fama e poder.  O universo que ele cria é tão contagiante, que mesmo eu, um marmanjo de quase 19 anos fiquei sonhando com corujas trazendo minha carta de Hogwarts! 

Como qualquer elogio é pouco, o objetivo de eu vos escrever é passar minhas impressões dos livros conforme eu os ler. Então deixando o fanatismo de lado, algo que me encantou muito foi a narrativa leve, clara e objetiva.  Sério, o livro não enrola NADA. Tudo que acontece é importante e emocionante. Eu não consegui largar o livro até terminar.



Algo que me aborrece muito é autor/a que não tem conteúdo pra botar no livro e fica páginas e mais páginas descrevendo o cenário, e no fim do livro você percebe que juntando tudo de importante que aconteceu, seria mais apropriado escrever um gibi. Eu entendo que em alguns momentos é necessário e até mesmo poético caprichar na descrição. Mas o tempo todo é CHATO.

Então a narrativa foi algo que realmente me chamou a atenção e é provavelmente um dos grandes motivos da saga ter ganhado zilhares de leitores all over the world.  Afinal é uma leitura facílima, empolgante, com um conteúdo complexo e simplesmente genial.

O único ponto negativo do livro é a tradução. Não que realmente atrapalhe alguma coisa. Mas plataforma nove e meio? Sério? Disseram-me que nos próximos livros a tradutora muda pra nove e três quartos, mas que comete vários assassinatos à alma da história semelhantes a esse.  Ou seja, o único ponto mais ou menos negativo não foi culpa da autora.

Quanto ao enredo, é fascinante a quantidade de detalhes já existentes no primeiro livro que fazem concordância com revelações futuras. A saga inteira foi escrita de uma forma a se encaixar muito bem e eu realmente adorei isso. Nada é por acaso. Então mesmo que você já tenha lido uma vez, aconselho que leia de novo. Te garanto que você irá absorver muito mais detalhes agora que já sabe o rumo da história.

E para quem assim como eu, só tinha visto os filmes, não perca tempo e comece a ler. Existem vários detalhes que enriquecem MUITO a história e não estão no filme. Como por exemplo a dificuldade que Harry teve de conseguir ler sua carta. É de dar dó do coitadinho =/



Enfim, foi uma leitura muito gratificante e não vejo a hora de ler os próximos.  Estou muito animado por ter sido reapresentado a esse universo fascinante e já me sinto um pouco menos excluído da sociedade. Postarei aqui minhas impressões de cada livro. And that’s all folks!

4 comentários:

  1. O melhor livro do mundo! \õ haha
    Mas realmente é uma leitura fascinante. E a tradução da plataforma é realmente frustrante!

    ResponderExcluir
  2. Adorei seu blog. Seguindo!

    Beijos
    http://verbosdiversos.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/verbosdiversos

    ResponderExcluir
  3. Eu também só fui começar a ler agora os livros da série. Já li o primeiro e agora estou no segundo. Tenho que falar que vale apena ler, é muito mais emocionante, e possui alguns detalhes que não tem no filme, que muda toda a interpretação da cena.

    ResponderExcluir
  4. Adoorei o post, o livro é muito bom, ou melhor, a saga é muito boa. =) Vou aguardar as próximas postagens sobre a saga para saber sua opinião sobre os outros livros. Beijos,

    Débora,
    http://www.estantedadebora.com.br/

    ResponderExcluir