sexta-feira, 3 de abril de 2015

RESENHA: Garota Exemplar, por Gillian Flynn

Oi, gente! Tudo bom?

Em primeiro lugar, tenho uma novidade: depois de dois anos (DOIS!) com meu netbook quebrado, eu finalmente tomei vergonha na cara e levei pra arrumar. E qual foi minha surpresa quando cheguei lá e levou um total de dez minutos pro cara consertar? Pois é. Fiquei bem brava comigo mesma, mas já passou. O importante é: UHUL, AGORA TENHO UM COMPUTADOR!!!!!!!!!!!!!
eu no momento <3
Durante esses dois anos a minha vida simplesmente ficou em stand by. Eu não conseguia fazer os trabalhos da faculdade, estudar para provas, trabalhar. Para tudo isso eu precisava pegar um computador emprestado, então acabava sempre fazendo tudo de última hora. Isso sem contar os filmes que não assisti, as músicas que não ouvi e a tendinite que desenvolvi de tanto usar o celular por esse tempo. Foram tempos difíceis, mas acabou. Ufa!

Como boa preguiçosa, tenho mil provas para estudar mas lembrei que poderia escrever um post pro blog (que, aliás, está bem abandonado. Eu sei! Mas pretendo mudar isso em breve :). Então por que não resenhar a minha melhor leitura de 2015 até o momento, né?


"Na manhã de seu quinto aniversário de casamento, Amy, a linda e inteligente esposa de Nick Dunne, desaparece de sua casa às margens do Rio Mississippi. Aparentemente trata-se de um crime violento, e passagens do diário de Amy revelam uma garota extremamente perfeccionista. Pressionado pela polícia e pela opinião pública – e também pelos ferozmente amorosos pais de Amy –, Nick desfia uma série interminável de mentiras, meias verdades e comportamentos inapropriados. Sim, ele parece estranhamente evasivo, e sem dúvida amargo, mas seria um assassino? Com 4 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo, Garota Exemplar alia humor perspicaz a uma narrativa eletrizante. O resultado é uma atmosfera de dúvidas que faz o leitor mudar de opinião a cada capítulo."

Retirado e adaptado da página no skoob do livro


Dei esse livro de presente para a minha mãe no Dia das Mães de 2012, acho. Dei naquelas de "vou te dar um livro legal que depois eu também posso ler, hehe". Quando ela terminou de lê-lo, ficou meio "WHAAAAAAT, O QUEEEEEE, VOCÊ VAI LER??? POSSO TE CONTAR???", então eu meio que deduzi que eu havia acertado no presente e o livro era bom. Eba! Mesmo assim enrolei pacas e só tomei coragem de ler o livro esse ano, e isso só porque a adaptação cinematográfica foi indicada ao Oscar e eu queria ler o livro antes de ver o filme.

Enfim.

A premissa do livro é a seguinte: Nick e Amy são casados. Em todo aniversário de casamento do casal, Amy faz uma ~caçada ao tesouro~ bem maneira, com várias dicas que levam até o presente final. E aí o livro começa e o Nick tá meio “affffff... que sacoooooo... tem aquela caçada chata da Amy pra fazer..... ainda nem comprei o presente dela..... affzzzzz...” porque a verdade é que as dicas da caçada são muito complexas pro Nick e ele nunca entende nada. “A próxima pista está no primeiro lugar que a gente dançou a sua música favorita? Que lugar é esse? Qual sua música favorita???”, meio nessa vibe.

Aí ele vai pra casa cabisbaixo, já esperando que a caçada será um fiasco... e a mulher dele não está lá. Mais do que isso: há indícios de luta no local que indicam que Amy foi sequestrada.

OMG!!!!! Uma pessoa sumiu!!!!! EU JÁ AMO ESSE LIVRO!!!!

Aí o Nick vai bem calmo, liga pra polícia, numa meio de “ó, minha mulher sumiu, vê se acha ela aí” e você já começa a desconfiar do rapaz. E ele fica tão nem aí pra coisa toda que a polícia local meio que fala “ó, tamo achando que você matou sua esposa, beleza?” e começam a investigá-lo como suspeito principal.

Acontece que: o livro é dividido em capítulos alternados de passagens antigas do diário de Amy e os relatos atuais de Nick. E, literalmente, a cada capítulo você muda de ideia. É mais ou menos assim:


“Hum, olha, tô desconfiando desse rapaz, viu”

“Ah, Amy, você é bem chatinha, né?”

“Como assim? Dá um pé na bunda desse cara, Amy!”

“O quê?! Dá um pé na bunda dessa mina, Nick!”

“CARACA, ACHO QUE ELE MATOU!!”

“Hum, não, não matou não”


E assim por diante. Você não sabe em quem acreditar e começa a bolar mil teorias na cabeça.


Só que amigos... ah, meus amigos. Nada pode preparar vocês para o desfecho dessa história. É um negócio TÃO BEM BOLADO, que eu fiquei tipo “O QUEEEEEEEEEEE” por umas duas horas antes de conseguir retomar a leitura do livro.

A escrita é maravilhosa, os personagens são super bem desenvolvidos e até a tradução está incrível. O livro te prende de uma forma que você não vai conseguir parar de ler até acabar. Eu ficava tendo uns siricuticos do tipo “MEU DEUS, enquanto eu estou tomando banho tem várias coisas acontecendo naquele livro e eu não tô lendooooo, acelera nesse banhoooo” etc.

E UM BÔNUS: o filme é MARAVILHOSO. Sério, É MUITO BOM. Muito fiel. Faz sentir as mesmas agonias que você sente ao ler o livro, do tipo “caracaaaaaaaa, resolve essa treta logoooo, tô ficando agoniada aquiiiii”. Minha única crítica nem tem a ver com o filme em si, mas com a atriz: ok, Rosamund Pike foi uma Amy maravilhosa, tanto que foi indicada como Melhor Atriz no Oscar, e eu apostei nela. Não ganhou, mas fazer o quê, né? Mas que voz chata e rouca é aquela? Toda vez que ela falava "the amazing Amy..." com aquela voz uma fada morria.

Então ó, presta atenção em mim: não leu o livro ainda? VAI LER. SÉRIO. VAI AGORA. Mas não leia resenhas, não veja vídeos, não leia nem a sinopse da orelha do livro. Simplesmente pegue o livro, sente a bunda na cadeira e só levante depois que acabar. E aí você volta aqui pra gente ficar gritando “WHAT” juntos. 

Garota Exemplar, por Gillian Flynn
ISBN: 9788580572902
Editora: Intrínseca
Páginas: 446

Um comentário:

  1. Oi Gabi, tudo joia?
    Tenho muita vontade de ler esse livro. Todos falam muito bem!! Agora preciso esperar o black friday! hahah

    Beijo,
    Luana
    http://psicoselliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir