terça-feira, 24 de março de 2015

Para gostar de ler

Ou: Como Criar o Hábito da Leitura em Sete Dicas

Se está lendo isso, talvez você não goste tanto assim de ler. Ou talvez tenha um amigo, prima ou namorado que diz com todas as letras que "odeia ler, eita coisa chata" e você está atrás da salvação para essa alma perdida. Calma lá! Tudo tem solução.

Primeiramente, vamos lá: as pessoas são diferentes e tem gostos diferentes. Você prefere ketchup e eu prefiro mostarda. Eu gosto de sorvete de uva e você não consegue nem sentir o cheiro. Você ama ir ao cinema e tem paixão por filmes e eu não sou tão fã assim. "Ah, peralá, quem não gosta de assistir filme?" Bom, euzinha. 

Não é que eu não vá nunca ao cinema ou que não assista filmes sob hipótese alguma. Eu assisto, sim, mas o filme precisa ser MUITO bom e prender TOTALMENTE a minha atenção. Caso contrário, eu perco a paciência e fico torcendo pro filme chegar logo ao fim. "Aimeudeusssss, chegaaaa dessa enrolação, já tá acabando, né? O QUÊ? SÓ PASSARAM 30 MINUTOS?" < essa é mais ou menos eu em qualquer longa que não prenda minha atenção automaticamente. E no cinema, então? Não encontro posição legal para sentar, fico com frio, coloco casaco, fico com calor, tiro casaco. Tiro o sapato, coloco na cadeira da frente, a consciência pesa e eu tiro o pé da frente. A bunda fica quadrada, dá sede e depois dá vontade de fazer xixi e MEU DEUS ACABA LOGO!!!! Filmes não são a minha coisa favorita do mundo e olha, eu tô bem ok com isso. Como eu sou uma pessoa bem sem paciência, acho que eu prefiro os livros pela possibilidade de poder parar no meio, fazer as minhas coisas e depois voltar para terminar aquela história. Se nem episódio muito longo de série eu aguento (queria morrer com Orange Is The New Black porque ADORAVA a série, mas quase uma hora de episódio? Nãoooo), imagina um filme que pode chegar até três horas? Não, obrigada.

Dito isso, devemos ter em mente que enquanto o mundo da leitura é a nossa COISA FAVORITA NO MUNDO INTEIRO, tem gente que não acha isso. E TÁ TUDO BEM! Não precisa acabar com uma amizade só porque a pessoa disse que prefere assistir o filme ao ler o livro. Afinal, nós não preferimos exatamente o contrário?

Apesar disso tudo, eu tô aqui pra tentar te inserir (ou seu amigo, sua prima ou seu namorado) no mundo da literatura. Claro, desde que isso seja uma vontade sua ou que você não esteja obrigando ninguém a ter os mesmos gostos que você.

COMO GOSTAR DE LER: UM PASSO A PASSO 


1. Em primeiro lugar, voltemos ao meu caso com os filmes: eu até gosto, mas não acho essa Coca Cola toda. Aliás, nem de Coca Cola eu gosto, então vamos dizer que eu não acho esse suco de maracujá todo. Apesar disso, eu ainda assim assisto a alguns filmes e sou apaixonada por eles. Como isso é possível? Eu procuro assistir a filmes dos meus gêneros favoritos. Se eu gostei de um filme xis, vou atrás de outros que são parecidos com aquele e por aí vai. Para começar a gostar de ler, acho que essa é a dica mais imporante: procure ler aquilo que você já sabe que gosta. Não adianta a pessoa não gostar de ler e você oferecer a ela um livro do Saramago, por exemplo. Gosta de filmes no gênero comédia romântica? Procure um livro nesse estilo. Prefere filmes de terror? Leia algo mais nessa vibe. Opções não faltam, e se você vai no que já gosta de ver nas telinhas, as chances de gostar do que está lendo são mais altas. 

2. Uma coisa que eu me dei conta recentemente e que só agora eu estou experimentando é: tente tipos diferentes de livros. Existem livros de crônicas, de poesias, de contos... se não gostou de um estilo, é só mudar e procurar aquele que gosta mais. Eu, por exemplo, não suporto livros de poesia, mas estou me aventurando ultimamente nos livros de contos e adorando! Essa mesma dica vale para autores, gêneros literários e até mesmo tamanho dos livros. Não gostou da escrita do livro? Talvez seja a escrita do autor que não seja do seu agrado, tente experimentar outro. Tá achando tudo muito bobo? Procure um livro mais adulto. Quer chorar de tristeza cada vez que vê que ainda faltam umas 500 páginas? Procure um livro mais curto. O importante é você estar curtindo a leitura e não ler por obrigação. 

3. Outra coisa que pode ajudar é ler livros que você já assistiu o filme. Ultimamente, o que não faltam são filmes que foram adaptados de livros, então a lista é longa. Escolha o seu favorito do cinema e leia a obra que de fato o inspirou. Na maioria das vezes o livro é mais legal do que o filme por conter mais detalhes. É tipo uma versão estendida do seu filme favorito, com cenas inéditas e tudo mais. Olha só que massa!

4. Outra dica é: leia livros que você não viu o filme. Ué, como assim? Eu explico: imagina que delícia ler uma coisa, ter ela imaginadinha na sua cabeça, ir ao cinema sabendo de tudo do início ao fim e mesmo assim ser surpreendido e se emocionar? É tipo isso que acontece quando você lê o livro antes de ver o filme. Com o bônus de que você ainda pode ameaçar seus amigos de contar quem morre no final se eles não comprarem pipoca pra você. Muahaha. Tá morrendo de ansiedade de saber como termina a trilogia-de-quatro dos filmes de Jogos Vorazes? Tá esperando o que? Vai ler o livrooooooo!  




5. Outra dica de ouro: escolha um momento tranquilo para ler, quando você puder se dedicar somente àquilo. Não adianta sentar para ler quando tiver lição de casa para fazer, almoço para preparar, coisas do trabalho para resolver ou qualquer outra distração. Assim, você só vai ler o mesmo parágrafo de novo e de novo, desistir da leitura e falar "ah, isso não é pra mim mesmo". Tente ler antes de dormir, por exemplo, pois costuma ser um momento do dia onde estamos mais relaxados. Só não vai dormir em cima do livro, eim?

6. Converse sobre o que você leu! Na minha opinião, essa é uma das coisas mais legais que a literatura nos proporciona. Surtar junto com alguém, convencer seu amigo a ler o seu livro favorito, trocar dicas de livros parecidos, xingar a autora pelo fim inesperado... isso tudo é muito bom! E você pode fazer isso através de um blog (oi, eu aqui), criar um canal no youtube ou até mesmo alugar o ouvido do seu melhor amigo. Afinal, melhore amigos são para isso. ;)

7. Por último, não tenha medo de experimentar. Não gostou? Troca. Tá muito chato? Troca. Muito difícil? Troca. Assim como eu não gosto tanto assim de filmes mas tenho alguns queridíssimos do meu coração <3, acredito que vai ter aí nesse mundão algum livro que te surpreenda.

No fim das contas, ler é muito legal e eu espero que você aproveite a experiência. Tem um quote bem legal que diz "Todo mundo é leitor... Alguns apenas não encontraram seu livro favorito ainda" e eu acredito um tantinho nisso. Mas se você não for, ué, fazer o que? Eu também não sou muito cinéfila.

Nenhum comentário:

Postar um comentário