terça-feira, 13 de novembro de 2012

Playlist #1

Playlist é uma coluna do blog onde iremos organizar livros com um mesmo assunto em comum e falar sobre eles.

Estreiando a coluna PLAYLIST (que nós ainda não sabemos se será semanal/quinzenal/mensal), o tema não poderia ser outro: MÚSICA.

Ler é bom. Ouvir música é bom. Por que não juntar duas coisas maravilhosas em uma só?

Livros que abordam temas musicais costumam ser leves, descontraídos e divertidos.  É aquele tipo de livro que você lê de uma vez só e nem vê o tempo passar, e quando acaba tem vontade de começar tudo de novo.  São livros que combinam perfeitamente com um feriado, pra ler sem pressa e curtindo cada página. Aproveitando o feriado que está vindo, aqui vai uma lista de livros que eu já li/quero ler, que têm algo a ver com música, banda, instrumentos etc.



Nick & Norah – Uma Noite de Amor e Música, Rachel Cohn e David Levithan (1) é um romance bem leve e fofo do início ao fim. Nick é um músico que acabou ter terminar um relacionamento e Norah filha de um produtor musical famoso. Os dois se conhecem acidentalmente em um show, onde tudo começa. O livro todo se passa em um pouco mais de um dia, entre muitas referencias musicais e loucuras da parte dos dois.

A Música que Mudou a Minha Vida, Robin Benway (2) conta a história de Audrey e como sua vida mudou depois que seu ex-namorado Evan escreve uma música sobre ela. Todos querem conhecer a menina que inspirou a música mais tocada das rádios, e é quando Audrey perde toda sua privacidade para a mídia. É um livro que nos mostra o outro lado da fama e o que o sucesso e poder podem fazer por uma pessoa; tanto construir como destruir sua vida.

Princesa Pop, também da autora Rachel Cohn, (3) apesar do nome bobo é um livro bem legal. Conta a história de Wonder, que de uma hora para outra, se torna uma celebridade. É outro livro que nos apresenta os bastidores da fama, como por exemplo o making of de clipes e entrevistas. Eu já reli esse livro duas vezes, e apesar de bem levinho é uma leitura muito agradável.

Confissões de uma Banda, Nina Malkin (4) conta, do ponto de vista de cada integrante – A Gostosa, A Chefe, A Voz e O Garoto – a história da banda 6X. O livro é como se fosse um DVD dos bastidores, então é bem pessoal e informal. Relata toda a jornada da banda, desde quando tocavam em lugares apertados até quando começam a trabalhar com celebridades musicais famosas.

Lola and the Boy Next Door, Stephanie Perkins (5) é um livro onde a parte musical não é tão forte, mas presente. Conta a história de Lola, uma estilista filha de dois pais, que namora um cara super descolado e integrante de uma banda. Segue o estilo de Anna e o Beijo Francês e faz várias referências ao mesmo.

Por Isso a Gente Acabou, Daniel Handler (6) é outro livro onde a parte musical não é tão presente, porém veio parar nessa lista pois existe um verso de uma música que é muito citado e muito importante para o desenrolar da história; you either have the feeling or you don’t. E porque é um livro tão bom que vocês deveriam ler.

Just Listen, Sarah Dessen (7) é o meu livro favorito da autora. É um livro bem intenso e que vale a pena ser lido. Conta a história de Annabel, uma garota misteriosa que esconde um segredo e que acaba conhecendo um garoto misterioso que a ensina a “escutar”. Don’t think or judge, just listen.

On The Road, Jack Kerouac (8) é um livro que eu ainda não li, então não tenho muito o que falar. Sei que tem uma espécie de road trip, e que tem bastante música, e que é um clássico da literatura. Pretendo ler em breve.

E pra finalizar, uma música que segue o tema de fama, celebridades, etc e tal pra vocês entrarem no clima. Enjoy!

17 comentários:

  1. Adorei as dicas! nunca li nenhum livro com o tema voltado para a música e todo esse mundo da fama, mas achei a iniciativa dessa nova coluna super legal (((: .
    Já estava louca para ler 'Por isso a gente acabou' e 'Lola e o garoto da casa ao lado' , mas agora também fiquei curiosa com 'Just Listen'. Só falta o dinheiro agora né? ashiudhsaiuhdiahud

    Beeeeeeeeeeeijinhos e uma ótima semana! :*
    www.linguadoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. De todos que você mostrou em li apenas "Just Listen" e amei pretendo ler todos os outros que você mostrou ^^

    beijos
    www.amostradelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Quero tanto ler o da Lola...
    Estou ansiosa para ele chegar!!!
    Todos os livros tem cara de ser muito bom!!

    Beijos
    http://plantaoonline.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Adorei os livros bem legais :D

    euvivolendo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Muito boa a seleção de livros... já li três deles e recomendo muitíssimo. Just Listen, Lola and the boy next door e A musica que mudou minha vida.

    Vou tentar ler o primeiro..

    :*

    ResponderExcluir
  6. Adorei essa coluna, só livro fofo!!
    Tô lendo Lola and the boy next door :D
    beijos

    http://www.luanamachado.com

    ResponderExcluir
  7. Gostei da coluna. Infelizmente, não li nenhum desses livro, mas me interessei por alguns.

    Beijos

    O mundo sob o meu olhar

    ResponderExcluir
  8. Muito boa a coluna, sempre que leio ouço alguma coisa é indispensável, não li nenhum dos livros que foram citados ainda porém anotada as indicações :D

    Ah, indiquei vcs em uma tag, tudo bem? http://migre.me/bV9AN

    Abraços :D

    ResponderExcluir
  9. Música e Literatura andam juntas, e é sempre bom ler essas listas, que nos lembram de como é rica essa parceria.

    deixei um selinho pra vc lá no meu blog, espero q goste:

    http://seiqueeusei.blogspot.com.br/2012/11/selinho-2.html

    Bjos!

    ResponderExcluir
  10. Adorei! *-* Quero todos, pode?! rs

    Eu já li A música Que Mudou Minha Vida e adorei, o livro é muito legal! De todos esses, o que mais quero ler agora é Lola and The Boy Next Door, porque amei Anna e o Beijo Francês e estou muito curiosa sobre este! Adorei o post, super criativo!

    Beijos,

    Marcelle
    bestherapy.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Adorei, o que eu conhecia e tenho vontade de ler é o da Lola.

    ResponderExcluir
  12. Olá Gabriela,

    Adoreiii sua lista. O único livro que li foi, A Música que Mudou a Minha Vida e gostei muito.

    Parabéns pelo blog e pelo seu conteúdo. Estou seguindo seu blog, convido-a para conhecer o meu.

    http://marcia-pimentel.blogspot.com.br

    bjs

    ResponderExcluir
  13. Geeente
    Isso é uma Wish List... Isso sim!
    ADOREI
    HAAHA,
    Seguindo o Blog, Segue de volta?
    Beijos

    Cintia
    www.theniceage.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Parecem ser muito bons estes livros, gostei mesmo, para mim serviu como sugestão de leitura! Ah e adorei o blog!

    ResponderExcluir
  15. Meu Deus amo estes livros, já li todos e são incriveis, a maioria é super divertido e muito bom de ler!! Parabéns pela coluna e pelo blog

    Abraços,

    Alisson
    http://contandolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Já queeeeeeeeeeeero ler todos eles! OMG!
    Adorei o post e o blog, flor.

    Bjs,
    Carol (www.acervodemiss.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  17. On The Road é um livro do tipo NÃO CONSIGO TERMINAR DE LER FEAT. PARA DE DESCREVER PAISAGENS.

    (só isso. me deu vontade de contar que esse livro não me desce)

    ResponderExcluir