quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Julgando pela capa


Eu tenho consciência de que é feio. De que é errado. De que eu não deveria fazer isso. Mas é algo incontrolável, um instinto que toma conta de mim sem que eu autorize e quando eu vejo, puf, já foi. Gostaria de dizer que estou tentando mudar, que em breve essa situação irá se reverter mas estaria mentindo se dissesse. Não quero e nem pretendo mudar minha atitude. Desculpe desapontá-los. Eu realmente sinto muito.

Sim, está na hora de assumir. Preparados? Ok, lá vai...

Eu julgo livros pela capa.

A verdade é que eu já comprei inúmeros livros sem nem mesmo ler a sinopse só pelo fato da capa ser bonita, e já deixei de ler livros que tinham uma sinopse com ótimo potencial só porque a capa era... tosca, na falta de uma palavra melhor. Como que por castigo divino, uma forma que Deus encontrou de me lembrar que não é certo julgar por aparências e blábláblá, esse preconceito também me trouxe muitas decepções. Casos de paixão à primeira vista e a certeza de que eu amaria um livro que no final – pra quem assistiu Hotel Transilvânia – não rolava o tchan foram frequentes. Mas tudo bem, porque a capa continuava linda.

Nesse post vou divagar sobre livros cuja capa me encantaram e o livro nem tanto, livros maravilhosos com capas que eu não gostei, e livros lindos com capas lindas. Vamos começar por

Quem é você, Alasca? - John Green


Essa capa é simplesmente a capa mais perfeita de todo o universo. Sério gente, eu sou apaixonada por esse capa. Muito apaixonada. Tem dias que eu pego o livro da minha estante só pra ficar admirando tamanha perfeição. Coisa que eu estou fazendo agora *suspiro*. Ela é com toda a certeza do mundo a capa que eu mais gosto entre todas as capas que eu já trombei por aí. Não sei se é a cor, a simplicidade, a fonte do título... só sei que eu simplesmente amo essa capa.

E, preparem-se: eu não gostei tanto assim desse livro.


CALMA, MEU DEUS CALMA COLOCA ESSA FACA NO LUGAR eu não disse que odiei o livro. Só que foi o primeiro livro do John Green que eu li, e eu estava esperando MUITO desse livro, e eu li a versão em português e todo mundo sabe que os livros do John Green são cheios de quote, e quote sempre fica melhor no idioma original e argh, são muitos motivos, nem eu sei direito porque eu não gostei. Mas não rolou o tchan. Pretendo, porém, reler o livro em inglês pra ver se o problema foi a tradução ou não, porque não é justo eu não gostar de um livro com uma capa tão linda. =( 

O Céu vai ter que Esperar! - Cally Taylor


Eis que um dia estava a minha pessoa na livraria, fuçando nas prateleiras mais escondidas a procura de livros baratos (sabia que eles escondem os livros baratos? Sim, eles fazem isso. Pra ninguém achar e só comprarem os livros caros. SIM) (eu estou afirmando mas é apenas uma teoria minha). Quando me deparo com essa capa maravilhosa e de repente toda a minha vida valeu a pena, porque eu sempre soube que iria encontrar um livro com capa bonita e barato. E aí fui ver o preço e... não era barato. Mas depois o Gustavo ficou com dó de mim e me deu de presente, então YAY VIVA NAMORADOS LEITORES! E esse livro é muito fofo, apaixonante, engraçado, triste, e tudo ao mesmo tempo. Conta a história de Lucy, uma garota que está noiva do cara dos sonhos dela, eles se completam em tudo, muito feliz e blábláblá quando um dia decide que vai subir a escada depois do banho, ainda de toalha, escorrega e morre. Mórbido mas delicioso, juro pra vocês.

Delirium - Lauren Oliver 


Vocês não têm noção do quanto eu queria ler Delirium. Eu queria tipo, muito. Todo mundo falava bem, tinha tudo pra ser a melhor distopia já escrita, e A CAPA. Eu era simplesmente apaixonada pela primeira capa, essa: 

Essa foto não é minha

E estava decidida a comprar essa versão. Mas quando eu finalmente encontrei o livro à venda, eu só pensei DELIRIUM DELIRIUM MEU DEUS FINALMENTE TE ENCONTREI e só quando eu cheguei no hotel que eu lembrei que não era essa a versão que eu tinha comprado.

Eu comprei essa da direita da primeira foto, que não deixa de ser bonita mas argh. Eu queria tanto a brilhosa =( E aí a Intrínseca decidiu manter a primeira capa na versão em português então sim, eu tenho as duas versões. Porém, não achei o livro tão bom quanto todos diziam. É legal, mas pelo enredo da história (uma distopia onde o amor é uma doença, e quando completa-se 18 anos todo cidadão devem passar por um tratamento obrigatório para “tirar” o amor do corpo. E aí a menina se apaixona, e decide que não vai fazer tratamento nenhum, ora essa) podia ser bem melhor.

The Fault in Our Stars - John Green


Eu não esperava nada desse livro, só comprei porque era uma cópia autografada e do John Green, confesso. A capa é simplista e esse tom de azul é bonito. Se tornou um dos meus livros favoritos, que eu indico pra todo mundo e faço todo mundo ler. Uma coisa que o John Green sabe fazer como ninguém é construir personagens, e esse livro é repleto de personagens REAIS, que é uma das coisas que eu mais prezo em um livro.

A Guardiã da Minha Irmã - Jodi Picoult 



Gente, desculpa, mas essa capa é ESTRANHA. Parece que a menina é um alienígena, sei lá. Não gosto MESMO, e se fosse pra comprar pela capa nunca compraria. Mas ainda bem que eu comprei, porque esse livro é maravilhoso, e me atrevo a dizer que é o meu livro favorito entre todos que já li. A maioria das pessoas já viu o filme, Uma Prova de Amor com a Cameron Diaz. Eu ainda não assisti ao filme, mas o livro é ótimo. Leiam.



Acho que por hoje é só, vou parando que esse post já tá ficando muito grande. Mas e vocês? Já julgaram livros pela capa?


13 comentários:

  1. Hahahahaha adorei o post!
    Realmente acho que julgo também pela capa. Como amo histórias sobrenaturais vou direto nos livros com capa preta com um 'ar misterioso' hahahaha. Sempre acho que as histórias são magníficas. Até agora não me decepcionei, hahahaha.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, sempre julgo livro pela capa também, hahah. Desde sempre. E nem leio a sinopse atrás, porque eu sempre acho que elas revelam mais do que deveriam, então muitas vezes eu prefiro ler um livro sem saber do que se trata (geralmente só sei o gênero, pra me situar mesmo). Essa decepção com Quem é você, Alasca? também aconteceu comigo: capa maravilhosa, todo mundo falando bem e na hora que eu li... o livro é ok e só. Mas to com muita vontade de ler A culpa é das estrelas! E agora que você falou que a história é boa e ele conseguiu construir bem os personagens, to com mais vontade ainda de ler, porque o que eu gostei de Quem é você, Alasca? foi o jeito como ele construiu cada personagem, como ele conseguiu montar cada um de um jeito real e diferente do que a gente costuma ler por aí!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia THE FAULT IN OUR STARS. NO ORIGINAL. Se quiser eu até te empresto o meu. Porque sério, vi alguns quotes traduzidos em A Culpa é Das Estrelas e quase vomitei.

      Excluir
    2. Então, pode ser que você tenha gostado de looking for alaska um pouco menos do que poderia gostar por causa disso mesmo. Porque eu li em inglês e quando a gente tinha conversado sobre o livro você disse que não tinha gostado de nenhum quote e eu falei que tinha gostado de alguns, apesar de achar a história no geral meio zoadinha... Então talvez se você ler em inglês goste mais mesmo. E parando pra pensar nisso, acho que acabei de decidir que só vou ler se conseguir em inglês mesmo, haha. Sei lá, vou ver se compro no book depository ou algum lugar assim...

      Excluir
    3. só vou ler a culpa é das estrelas* se conseguir em inglês

      Excluir
  3. Eu julgo os livros pela capa, já comprei vários só pq a capa me chamou a atenção, a maioria até que me dei bem o livro era bom, mas tem um lançamento desse ano que comprei pq gostei da capa e o marketing foi muito forte e me decepcionei bastante a ponto de resolver ficar um tempo longe de distopias.

    Beijão
    http://lilicasg.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Doias livros que eu comprei pela capa:
    1) Sereia >fiquei totalmente, completamente, absurdamente - acho q já deu pra entender - hipnotizada. Conteúdo?? Caramba, eu troquei pelo Skoob --' <

    2) A garora dos pés de Vidro > Até hoje eu não li nenhuma resenha deste livro, não por falta na internet, por não pesquisar mesmo. A capa é linda, linda, linda. No entanto, até agora eu já tentei lê-lo umas três vezes. E não passo dá página 40. Tipo: O QUÊ ?? Se eu for gostar de um livro, descubro isso no máximo até a 20º página; passou disso, esquece. Até agora não terminei..nem sei se vou. <

    P.S. Já rodei o Blog quase todo. O Gustavo convidou-me pelo Skoob. Estou adorando *---* Com certeza vai pros favoritos =D

    ResponderExcluir
  5. Que post legal! Curti sua escrita, me atrevo a dizer que se parece com a minha, mas... outra hora explico o porque de poucos saberem disso. Também julgo livro pela capa! É um pecado, mas fazer o quê, né?

    Beijo!
    docesabordoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Uauuu, quero ler todos esses livros que você mostrou.. O único que eu já tenho é o 'A culpa é das estrelas' :D
    www.luanamachado.com

    ResponderExcluir
  7. Já comprei livros somente pela capa,e muitas vezes nem pela capa, somente porque, ai deve ser legal.

    ResponderExcluir
  8. Também sofro dessa coisa de comprar livros pela capa. Realmente, a capa de "Quem é você, alaska?" é muito linda. A culpa é das estrelas também e achei a capa de "O Céu vai ter que Esperar!" é muito fofinha. Me interessei pelo livro. :)

    ResponderExcluir
  9. Nossa, ao contrário de você, eu não gostei da capa brasileira de Looking for Alaska :P Eu achei que as fontes que eles usam no título e no nome do autor não combinam com a fonte usada na palavra "Alasca?", sabe? Mas a foto é até legal :) Mas as minhas capas preferidas do John Green são a de TFiOS e a de Paper Towns (a da edição hardcover, mas a paperback também é muito fofa :3)

    ResponderExcluir
  10. ONDE VOCÊ CONSEGUI A CULPA É DAS ESTRALAS AUTOGRAFADO??????????????????

    ResponderExcluir