domingo, 25 de novembro de 2012

Lendo no Escuro #1


Lendo no escuro é nossa mais nova coluna! Nela compartilharemos nossas experiências quanto a livros que lemos sem nenhuma indicação prévia, ou qualquer informação sobre o conteúdo do mesmo.

Livros que compramos porque a capa é bonita, porque estava barato, ou porque a autora foi simpática (não que isso já tenha acontecido) (mas aconteceu).

Enfim, contaremos aqui se valeu ou não a pena apostar no livro por qualquer outro motivo que não um conhecimento prévio de o que se trata!

Começarei falando de ÉPICO, Conor Kostick que é um livro totalmente desconhecido pelas multidões (não chegam a 100 as marcações de lido no skoob).



O livro foi publicado pela Galera Record e encontrava-se no estande deles na Bienal do livro em São Paulo(2012) por um preço extremamente tentador (R$10). Ou seja, preço bom, editora reconhecida, e ainda por cima com uma capa tão legal, eu fui praticamente obrigado a comprar! Mas confesso: Eu nunca tinha ouvido falar do livro, e não fazia ideia do que esperar dele... OOOHHHH :O



Mas senhoras e senhores, essa foi uma aposta bem feita! O livro é MUITO bom, e se houvesse o mínimo de publicidade em cima seria um Best seller!
Trata-se de uma distopia onde o sistema econômico é baseado em um RPG online chamado Épico!  Todos são obrigados a jogar, quanto mais dinheiro virtual você possuir, mais fácil será sua vida, recebendo mais suprimentos, tendo a chance de ir para a universidade e realizar seus sonhos. Porém se você morrer no jogo, você perde todas as suas economias e sua vida real passa a ser muito mais complicada!



A maior parte da sociedade vive na miséria, e as famílias são realocadas para fazendas, minas de carvão ou salinas, dependendo da produtividade e é claro, do desempenho no jogo. Quem controla tudo isso é a Central de Distribuição, eles decidem quem fica aonde, que equipamento cada um vai receber, e quem vai para a universidade ou não.
Os cidadãos podem reivindicar teoricamente qualquer coisa para a central, porém a solicitação é resolvida com uma batalha na arena do jogo, e logicamente os membros da central possuem os melhores personagens, tornando assim esse sistema de governo muito injusto.

Porém tudo pode mudar quando um grupo de amigos resolve arriscar toda a economia de suas vidas para lutar por uma vida melhor, se ganharem, viverão como reis, se perderem, literalmente perderão tudo.


O estilo do livro assemelha-se a Jogos vorazes, e essa comparação é o suficiente para recomendá-lo, então se você tiver a oportunidade de ler Épico, aconselho que o faça!



10 comentários:

  1. Eu adoro livro assim que você compra pelo preço e não é conhecido, sem expectativa a chance de decepcionar é bem menor, e realmente linda a capa.

    Irei procurá-lo deve vale muito!

    Abraços

    http://tediosoc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei essa coluna, assunto interessante!
    Nunca ouvi falar nesse livro, mas parece ser muuuito legal.
    Ainda não li jogos vorazes :S
    beijos!!
    www.luanamachado.com

    ResponderExcluir
  3. Nossa, que coisa, né?! Porque a capa não denuncia em nada o enredo do livro (fora os carinhas lutando ali em cima). E dar um tiro assim no escuro, e acertar... nossa, bom demais!!! kkkk O livro parece ser mesmo muito bom!!!

    Beijos,

    Marcelle
    bestherapy.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Arriscar novas leituras é sempre bom. Conhecer novos estilos, autores, gêneros. Não conhecia o livro, mas tentarei lê-lo.

    Abraço.

    M&N

    ResponderExcluir
  5. Nossa, eu comprei exatamente nas mesmas condições: sem nenhuma indicação e na Bienal do Livro, por R$10!

    É realmente um livro muito bom, que deveria ter mais publicidade sim.

    ResponderExcluir
  6. Adorei a ideia da coluna... E, bom, quando entrei nesse estande da Bienal e li "todos os livros por 10 reais" eu pensei "PRECISO achar um livro aqui, eu VOU achar um livro aqui!"... E depois de muito fuçar achei o Épico! Ele me pareceu meramente familiar, mas não me lembro de onde. E curti muito a sinopse.

    Estou lendo ainda, já li uma certa parte, mas tive que ler os livros obrigatórios da faculdade, então precisei parar. Mas, até onde fui, é um livro que merecia tudo: publicidade, fandom, filmes... É ótimo! E o triste é que li que tem continuação, mas aparentemente ela não existe no Brasil...

    Beijos

    http://thisunderdog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Amei essa coluna *-* Adoro receber dicas de livros, mas ... receber dicas de livros que ninguém costuma falar muito é bem melhor! Ah, e Épico já está na lista das minhas futuras leituras *-*

    ResponderExcluir
  8. Fiquei muito interessada a respeito do livro !
    Beijos :*

    ResponderExcluir