sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Imprestável!


Se você tem o hábito de ler, é inevitável estar com a mente em um mundo completamente diferente, vivendo aventuras e desventuras e então BOOOM!! Você volta pra terra. E após alguns segundos se recuperando do choque percebe que tem alguém falando com você, e ai você diz: “Hãn? O que? Ein?Que foi?” e ai aquele espécime intrometido enche o peito e diz: “Esse livro é legal?” E obviamente você pensa “Estava bem legal antes de você me interromper!” mas como sua família te educou muito bem você se limita a dizer: “Hum, é sim...”  (e volta a ler) então a criatura não satisfeita pergunta: “É sobre o que?” E ai essa pergunta não da pra ignorar, então você fecha seu livro, e conta um resumo completo, incluindo suas opiniões e conclusões, enfim, uma resenha perfeita. E logo em seguida se arrepende, pois o cidadão vem com a seguinte frase que dói na alma de todo leitor apaixonado por seus livros: “Huumm... Me empresta depois?”




COMO ASSIM ME EMPRESTA??  Um policial empresta sua arma? Um piloto empresta seu avião? Um pai empresta seu filho? Um macaco empresta sua banana? NÃO NÉ? ATAH! Então por que eu tenho que emprestar o meu livro???



E se usarem a orelha dele pra marcar a página? E se dobrarem, amassarem, rasgarem, desenharem, marcarem, rasurarem, molharem, sujarem, roubarem, queimarem, arremessarem, judiarem, atropelarem e não cuidarem do coitadinho??

E ai você sente aquele NÃO!! Crescendo no âmago do seu ser e começa a inventar varias desculpas como, por exemplo: “Minha mãe vai ler...” Essa sempre funciona, ninguém contesta a palavra de uma mãe, mas na maioria dos casos a pessoa não fica satisfeita e diz: “Então me empresta aquele outro!” E ai não vai parecer muito verídico dizer que sua mãe ou qualquer outra pessoa vai ler e o coleguinha pode ficar chateado com você, então ficamos nesse impasse, ser rude e preservar a saúde dos livros ou ser um bom partilhador de cultura e entregar seus livros à sorte?

É claro que existe um pequeno e seleto grupo de pessoas que podem conquistar sua confiança ao longo dos anos ao qual você emprestará seus livros sem quase medo algum, sabendo que eles voltarão intactos do jeitinho que você emprestou, mas adquirir a confiança de um leitor leva tempo, dedicação e vergonha na cara. Sim, vergonha na cara, eu não sei vocês, mas quando eu peço alguma coisa emprestada, eu tomo 15mil vezes mais de cuidado do que eu tomaria se a ‘coisa em questão’ fosse minha. Mas não é o que acontece com muitas pessoas. Eu entendo que acidentes acontecem, mas o cidadão poderia no mínimo, NO MÍNIMO dar uma explicação do POR QUE A CAPA ESTÁ AMASSADA?? E pedir desculpas de joelhos é claro...



Enfim, cuidado ao emprestar seus livros, mas acima de tudo, muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito cuidado com livros emprestados!


9 comentários:

  1. O post ficou ótimo! Bem, não gosto muito de emprestar livros, mas sempre acabo emprestando e até hoje sempre me devolveram em perfeito estado (ainda bem!).
    Quando pego livros emprestados, tomo cuidado ainda maior do que se fossem meus!
    Beijos,

    Letícia
    www.odomdaescrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Antigamente eu tinha esse medo de me devolverem o livro todo zoado, com a orelha marcada e as páginas sujas (como já aconteceu várias vezes). Hoje, na verdade, meu medo é bem pior: o livro nem voltar mais (como também já aconteceu umas cinco vezes. E com livros da Meg Cabot, que são bem carinhos, e um livro do Harry Potter).
    Por isso nem empresto mais, a não ser que seja uma pessoa super super de confiança, que eu sei que não vai perder o livro e que eu to sempre na casa da pessoa e posso pegar o livro de volta quando eu quiser, haha (como meu namorado ou as meninas que moram na minha república ou minha irmã).
    Mas confesso que é realmente muito chato e cansativo ter que ficar arrumando várias desculpas para não emprestar livro para aquelas outras pessoas que não são de confiança, haha.

    ResponderExcluir
  3. ADOREI o post!!! Uau, você descreveu bem o meu medo e cuidado e zelo com meus livros.

    ResponderExcluir
  4. kkkkkkkkkkkkkkk, adorei esse texto!
    realmente, é exatamente esse sentimento que eu tenho quando alguém me pede emprestado algum livro D: . A única pessoa que confio a ponto de emprestar um dos meus filhos é uma amiga minha, que tem tanto cuidado quanto eu quando o assunto é livro u_u.

    Beeeeeeeeeeeijinhos e um ótimo feriado!
    www.linguadoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK adorei!
    Eu achava que eu fosse a única que tinha neura com relação a usar a aba do livro como marcador de página.
    Muito bom seu post, parabéns!

    http://valvula-de-e5cape.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Aaaaahhh, amei esse post!!! Escreveu super bem *-* Já aconteceu de eu emprestar ALGUNS (sim, alguns) e estes voltarem um POUCO danificados (claro que 'pouco' no ponto de vista do 'assassino(a)' de cada caso). Agora não, não!!!, em´presto meus livros. Até mesmo amigos íntimos já o danificaram!!!!!!!!!! CHEGA! Só empresto se eu estiver com um livro da pessoa sob custódia minha também e se esta pessoa for um amante, mas REALMENTE AMANTE, da literatura. Aí sim...

    ResponderExcluir
  7. esse assunto de emprestar livros me deixa um pouco comovido pq ainda tenho o meu livro do dom casmurro que emprestei pra um primo ler pq o colégio dele mandou e quando o livro voltou(depois de 2 anos e 4 meses)o livro tava sem a capa e td manchado de café(suponho que seja café)...ele acabou me dando um novo mas o antigo continua na minha estante...

    ResponderExcluir
  8. Euu empresto pra um unico amigo meu, que eu confio que ele devolve, e ele tambem me empresta livros deles, no resto é sempre complicado....

    ResponderExcluir
  9. Já emprestei livros e não faço isso mais, nunca mais ! Eu havia acabo de comprar "A Cabana", li e emprestei. No estado que o livro voltou deu vontade de fazer o mesmo estrago com a pessoa. Sem falar daqueles que vão e não voltam mais. u.u

    Carlos Magno,
    http://cantinadolivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir