quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Resenha: Paper Towns

Começo essa resenha dizendo que, nesse exato momento, estou construindo um altar no meu quarto para o John Green. Gente?

NÃO, SÉRIO, GENTE?


Eu já achava o cara genial desde The Fault in Ou Stars (A Culpa é das Estrelas, lançado no Brasil pela intrínseca) então sabia que o livro seria, no mínimo, muito bom.

Mas nada poderia ter me preparado para Paper Towns. Digo. Nada. No. Mundo.

(O certo seria eu postar o resumo/sinopse do livro no começo, mas tá em inglês e eu teria que traduzir e eu acho que no momento não sou capaz de realizar tal ato. I’M SORRY)

Então vamos lá. Quentin – ou Q, como é chamado – é um garoto nerd com dois amigos nerds, Ben e Radar. É válido dizer que o John Green construiu cada personagem individualmente, cada um deles me conquistou com a sua singularidade. Eles não são só os amigos do personagem principal, como acontece em muitos livros. Eles são tão importantes no livro, e foram tão bem construídos como o próprio Q. Mas ok, continuando. Q é um garoto nerd normal, gosta de vídeo-games e abomina a prom night como manda o roteiro. Q também tem uma paixão platônica por Margo Roth Spiegelman’s (torcendo- pra-ter-copiado-o-sobrenome-corretamente) sua vizinha e também menina mais popular do colégio. Margo é conhecida por suas loucuras, classe e aventuras, e num belo dia decide incluir Q em uma dessas aventuras. Nela eles dirigem pela cidade de Orlando, completando onze coisas de uma lista que Margo criou, incluindo tirar foto de um menino nu e invadir um parque temático. Aí tudo bem, a noite acaba, eles se despedem e aí... a garota some. ELA SIMPLESMENTE SOME, GENTE!!!

E aí um detetive aparece na porta de Q, pergunta o que ele sabe sobre a garota, ele responde as perguntas e blábláblá até que o cara fala que não é a primeira vez que Margo faz isso, que ela constantemente foge de casa e que, muitas vezes, deixa pistas para que achem onde ela se escondeu (como da vez que ela deixou um Mickey em cima da cama simbolizando que ela estava na Disney. Dã!). Só que dessa vez as pistas não são tão fáceis de serem interpretadas e Q entra em uma busca pela garota de seus sonhos.

Então, sem querer soltar muitos spoilers, isso é o que eu posso falar sobre o que é a história. Mas é muito, muito mais.

O livro é dividido em três partes, sendo todas elas (TODAS ELAS) geniais. Depois de The Fault in Our Stars eu achava que nenhum livro do Green ia me prender tanto, mas oh-dear-God como eu estava errada. Esse livro foi pra mim muito mais profundo, muito mais sensível e muito mais bonito. Fala sobre pessoas e como nos relacionamos com elas. Sobre como nós vemos uma pessoa e como ela realmente é. Sobre relacionamentos em geral, sobre a vida, sobre tudo.

É um livro belamente escrito, com personagens reais, que é uma das coisas que eu mais admiro nos livros dele. Os personagens não são só personagens, é como se você estivesse assistindo, com seus próprios olhos, a história acontecer na sua frente. Como se você abrisse a janela da sua casa e o livro simplesmente acontecesse.

E são as metáforas que John usa pra tentar explicar os conflitos humanos, e a road trip que eles fazem, e os personagens secundários, e os pais do Q, e a coleção de black Santas, e como ele desenvolve sua ideia de paixão platônica e de como ele faz o leitor no final concordar com ele, e o final que não é o que você esperava, e como você entende no fim o que ele queria que você entendesse desde o começo e é tudo isso e mais que torna esse livro um dos meus favoritos EVER. Esse livro é cada detalhe, cada página e cada quote maravilhoso, e eu acho que todos vocês deviam ler. Desculpem a resenha confusa e muito, muito pessoal. MAS LEIAM!!!! SÉRIO!!!!! Se você se arrepender, pode vir brigar comigo. (mentira, não pode não)

Ps.: o livro tá 28,20 na livraria Cultura com frete grátis. Sério, isso é um sinal pra vocês COMPRAREM. 






Paper Towns, por John Green
ISBN: 014241493X
Editora: Speak
Páginas: 320 

NÍVEL DE INGLÊS: FÁCIL

27 comentários:

  1. Parece ser um livro muito muito muito bom, aguardo tradução :c

    Larissa,
    garotameiosangue.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Gostei da resenha. Parece ser muito bom o livros, me falaram muito bem de A Culpa é das Estrelas.

    ResponderExcluir
  3. Parece bem interessante esse livro!
    Beijinhos para vc!
    http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. AaaH estou louca para que saia a tradução logo, sou super fã de John Green.
    Muito boa a resenha.
    beijos.
    Mari - http://frenesidaspalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Agora fiquei ansioso também pela tradução. Pela resenha o livro deve ser muito bom mesmo, inclusive por ser do John Green :D
    Beijos!

    http://umsimplesleitor.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. O nível de inglês dos livros do John Green é muito difícil? queroo muito ler os livros dele em inglês mesmo, mas sei lá.. rsrs
    Li a culpa é das estrelas em português, mas gosto tanto dos livros na lingua original, rs beijos, amei a resenha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luana, o nível é fácil! Uma dica que eu dou é ler a sinopse do livro antes; se você entender 90% das palavras sem ajuda, vai fundo. E obrigada pela dica, vou colocar o nível do inglês na resenha! Beijos =)

      Excluir
    2. (me intrometendo)
      Luana, eu não sou muito acostumada a ler livros em inglês (mas tô me dedicando mais esses tempos), estou lendo Paper Towns e, até agora, não achei difícil ;)

      Excluir
  7. Deve ser o máximo... Mais um livro pra minha lista! haha :))

    ResponderExcluir
  8. A capa é linda!!!!! espero que a versão em português seja tão linda quanto essa s2

    ResponderExcluir
  9. O John Green é genial, sério. Já assistiu o canal que ele tem com o irmão dele? Os vídeos são hilários! Tenho todos os livros dele na minha wishlist (até agora só lí/tenho ACédE), tô louca pra ler esse :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assisto e adoro os vídeos! Você tá no grupo de Nerdfighters no facebook? Pesquisa lá. =)
      Beijo!

      Excluir
  10. Espero que seja tão bom quanto A Culpa é das Estrelas!

    ResponderExcluir
  11. Estou lendo esse livro e fiquei muito feliz em encontrar uma resenha (e promo ainda!) de Paper Towns \o/
    O John Green me conquistou com 'A Culpa é das Estrelas" e "Quem é você, Alasca?"... sou COMPLETAMENTE APAIXONADA pela escrita dele!
    Ainda tô no comecinho, mas estou achando o livro uma delícia!
    <3
    ótima resenha!!
    beijos!

    Juliana
    http://capespeciais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Amei tudo: o nome, a capa, a sinopse, a resenha... Agora fiquei com muita vontade de ler!!

    Beijo, Juliana

    ResponderExcluir
  13. Estou bastante ansiosa para ler este do John! Tudo que ele escreve é fantástico. E essa sua resenha só me fez ficar com mais vontade ainda de ler! *-*

    Juliana Mattos

    ResponderExcluir
  14. To doido para ler esse livro, John Green é John Green ..

    ResponderExcluir
  15. Estou bastante curiosa para ler esse e outros livros do John Green, me apaixonei pela escrita dele. E agora com resenha deu para ficar ainda mais com vontade de sair lendo John Green por aí. Esse livro já está na minha lista de desejados e espero achar logo para comprar. E espero também alguma publicação dele traduzido aqui no Brasil, mesmo o livro sendo nível fácil em inglês, minha leitura não é tao boa assim. rs Enfim, fiquei desejando o livro mais ainda.

    ResponderExcluir
  16. John Green escreve muito bem.
    Já li A culpa é das estrelas, que adorei, e agora estou louca para ler os outros livros dele.
    Gostei bastante da resenha :)
    Beijos,

    ResponderExcluir
  17. O jonh green me conquistou, quando li a culpa das estrelas, com seus personagens cativantes e uma história incrível. Depois da sua resenha fiquei muito curiosa pra ler Paper Towns, espero ler ele em breve.

    ResponderExcluir
  18. Oi! Tenho muita vontade de ler, assim como A Culpa é das Estrelas, quem sabe? Adorei sua resenha!

    Até mais...
    www.blogopenbooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Ótima resenha, me deixou super curioso para ler o livro.

    ResponderExcluir
  20. Eu tbm to pensando seriamente em construir um altar para o John... Ele é muito divo!

    ResponderExcluir
  21. Oi adorei.. muito obrigado, me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da buqui livros e de uma conferida..à capa é linda traz o universo de fundo..abraços.
    www.buqui.com.br/ebook/reverso-604408.html

    ResponderExcluir
  22. Gostei de "A Culpa é das Estrelas", mas acho muito superestimado. Não achei tuuuuuudo isso que as pessoas falam, talvez porque fui com muita sede ao pote. (?) Bom, só sei que esse livro do "João Verde" me despertou interesse e, pelo que já li sobre, é um dos melhores do autor. Ler sua resenha só contribuiu para o me interesse.

    http://umadosemaisforte.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cidades de Papel é o meu favorito do John Green, seguido por A Culpa é das Estrelas. Tenta ler CdP! Acho que você vai gostar. Beijo!

      Excluir