quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Resenha: Flipped


Juli Baker acredita fielmente em três coisas: na santidade das árvores (especialmente na sua amada árvore sicômoro), que os ovos que ela coleta no seu quintal repleto de galinhas são completamente saudáveis e que um dia ela irá beijar Bryce Loski. Desde o primeiro momento que ela viu os olhos azuis de Bryce na segunda série, Juli se apaixonou. Infelizmente, Bryce nunca sentiu o mesmo. Na verdade, ele acha que Juli Baker é um pouco estranha – afinal, que tipo de louca cria galinhas e senta em árvores por diversão? Então, na oitava série, tudo muda. Bryce passa a ver que os interesses de Juli e o orgulho de sua família é, bem, até que legal. E Juli passa a pensar que talvez os olhos brilhantes e azuis de Bryce são tão vazios como o resto dele parece ser. Afinal, que tipo de idiota não liga para o sentimento das outras pessoas sobre galinhas e árvores? 

Flipped conta a história do primeiro amor de Juli Baker: Bryce Loski.

Desde os sete anos de idade, quando Juli viu Bryce e seus olhos estupidamente azuis pela primeira vez, ela se tornou totalmente obcecada sobre ele. Tentava de todas as formas se aproximar, desde vigiar sua casa até seguir todos os passos do garoto na escola. E, bem, isso deixou Bryce um pouco... desconfortável. E como são meninos aos sete anos, ele simplesmente decidiu que Juli era uma esquisita e a evitava de todos os modos possíveis.

Entre idas e vindas, ovos, galinhas e árvores, somos apresentados à essa belíssima história narrada pelo ponto de vista de ambos. É interessante como os capítulos funcionam, pois as cenas se repetem, porém narradas de pontos de vista diferentes - por exemplo, os capítulos ímpares são de Bryce, e os pares de Juli. Assim, quando Bryce diz oi para Juli, podemos ver que pra ele foi só um oi, e pra ela ele estava declarando estar perdidamente apaixonado por ela através daquela simples palavra.

E aí os capítulos vão passando, vamos ficando com pena de Juli e raiva de Bryce (pelo menos eu fiquei) até que algumas coisas acontecem e Juli percebe que talvez Bryce não seja o príncipe que ela sempre sonhou ao mesmo tempo que Bryce percebe que talvez Juli não seja tão esquisita... na verdade, ela até parece bem legal.

É uma história simples, rápida porém belíssima. Entre o foco principal do primeiro amor, temos também problemas familiares e outros temas tão sérios quanto. É um livro que com certeza vale a leitura.

Ah!, tem também um filme inspirado no livro, que no Brasil foi lançado como “O Primeiro Amor”. Ainda não assisti, mas pelo que li de resenhas por aí, parece ser bem legal. =)

Flipped, por Wendelin Van Draanen
Editora: Knopf Books
ISBN: 0375825444
Páginas: 212
Nível de Inglês: fácil
Adicione no skoob

12 comentários:

  1. Gostei da resenha, achei o livro bem fofo. Espero estar lendo em breve! :3

    Larissa,
    garotameiosangue.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Que fofo, gostei da resenha..
    Adicionando a lista de desejados em 3,2,1 ..

    :)

    beijos

    ResponderExcluir
  3. Já vi o filme! É super fofinho, awn awn awn. Ainda lerei esse livro.

    ResponderExcluir
  4. Já vi o Blog inteiro três vezes só essa semana... Amo esse Blog...

    ResponderExcluir
  5. Que linda! Adorei a resenha.
    Deu vontade de ler o livro *-*
    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Que capa linda!!!
    Só por ela já compraria!
    O designer fez um ótimo trabalho!
    Beijos,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
  7. O primeiro amor é sempre complicado e a história desse livro deve ser linda. A capa eu achei um pouco "diferente" do que estou acostumada mas é bem legal.Parabéns pelo blog, conheci através do twitter e já estou seguindo.

    http://desconstruindoaspalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Ainda não conhecia esse livro, mas agora que li a resenha me deu vontade de conhece-lo, parece ser um livro bonito.
    Lindo seu blog, adorei. Beijos =)

    http://livroschocolateecafe.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Ano passado assisti ao filme que foi inspirado nesse livro a gostei tanto dele! No filme tem também essa mesma estrutura de mostrar os dois pontos de vista e é incrivelmente fofa a história toda. Gostei muito dele e, como geralmente gosto mais dos livros do que dos filmes, estou bem ansiosa para ler Flipped.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Alguem sabe onde acho pra baixar? To louca procurando

    ResponderExcluir
  11. Gente esse livro foi lançado aqui no Brasil?... sou louca por ler ele.. mas não encontro..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!

      Olha, pelo o que eu sei, o livro não tem versão em português, não. =/
      Mas o nível de inglês é bem fácil, se você souber um pouquinho pode se arriscar.

      Beijo!

      Excluir