sábado, 6 de abril de 2013

Gustavo e o Prisioneiro de Azkaban

Nas duas leituras anteriores, eu postei aqui que só parei de ler quando terminei (Gustavo e a Pedra Filosofal e Gustavo e a Câmara Secreta).
Bem, com o terceiro foi diferente. Assim que acabei, já comecei o próximo sem nem perder tempo para postar aqui. Já estou indo para A Ordem da Fênix, na verdade, então peço desculpas!

Eu ia falar que pode conter spoilers, mas espero de todo coração que você já tenha lido, assistido o filme ou, no mínimo, saiba o plot desse livro. Se não sabe, CORRE PARA LER ESSE LIVRO AGORA MESMO!!!


Esse livro comprovou o que o chapéu seletor "disse" em a Câmara Secreta: Harry é um verdadeiro membro da Grifinória. O menino tem culhões. Cansado de ser tratado como uma aberração por seus tios, ele simplesmente pegou suas coisas, transformou sua tia chata em um balão e caiu na estrada. Tio Válter até tenta impedi-lo, mas Harry aponta sua varinha na fuça dele e mostra que não tem conversa.

Outro "fator coragem" interessante, é que ao ser confrontado por dementadores, Harry sofre mais do que a maioria dos bruxos por ter um passado um tanto quanto sombrio. Porém, sua maior preocupação não é ser atacado novamente, mas sim ser o único a ter desmaiado frente a um dos guardas de Azakaban. O garoto não tá nem aí pros monstros, ele só tem medo de ser fraco.

Minha parte preferida, infelizmente, ficou de fora do filme; no segundo jogo de quadribol, Grifinória enfrenta Corvinal. E aí quando Harry está próximo de pegar o pomo dourado, surgem alguns dementadores atrás dele! Porém o valente Potter já estava preparado e sem nervosismo nenhum saca sua varinha, lança um razoável expecto patronum, continua em frente e pega o pomo com a mão livre, garantindo assim a vitória para os leões. E o melhor é que ao aterrissar entre os gritos de comemoração, Harry descobre que os dementadores eram na verdade Draco e seus amigos, que estão então aterrorizados por conta do feitiço que lhes foi lançado. Nada melhor do que ganhar com estilo e, de quebra, humilhar o Malfoy!

Agora para tudo e bate palmas para a rainha J.K. Rowling. Eu particularmente, gosto muito do tema viagem no tempo e das diversas maneiras que já foram retratadas ao longo dos séculos. Mas o vira-tempo está de parabéns. A maneira como tudo se encaixa no final é brilhante! Quando Harry descobre que na verdade ele mesmo se salvou da até arrepios.

Eu gosto muito de paradoxos e essa viagem no tempo criou alguns, como por exemplo, Harry diz que sabia que ia conseguir conjurar um feitiço forte porque já tinha visto ele mesmo fazendo isso antes.  Então o que veio primeiro? O feitiço ou a visão do feitiço? Deu pra entender ou eu estou viajando? Assim, ele tinha que ser salvo, pra poder se salvar, mas não poderia se salvar se não fosse salvo, sabe? Não pense muito nisso porque você pode acabar perdendo sua sanidade aos poucos, mas é muito legal!!!

Outro fato importante que ficou de fora no filme foi que a Grifinória ganha a taça de Quadribol pela primeira vez em sete anos após vencer a Sonserina com uma diferença de mais de 200 pontos. É uma disputa emocionante, que conta é claro com uma imensa ajuda de Harry e sua nova Firebolt.

Carta às leitoras,
A Gabriela diz que eu gosto tanto assim do quadribol porque eu sou menino, então as meninas que amam quadribol tanto quanto eu poderiam se manifestar em minha defesa e dizer que esse é um esporte para todos os gêneros.
Ps.: Mas no fundo ela também gosta. Todo mundo gosta.

3 comentários:

  1. Ah, você já está lendo Ordem da Fênix o: Esse é o melhor livro, e tudo o que eu digo é: aproveite. Tem muita coisa legal nele.

    E AME A HERMIONE <3

    ResponderExcluir
  2. Meu livro predileto é o 6º, prepare-se para passar 10hrs. direto lendo-o, assim como eu fiz ahuahuahua. O filme do 6º perdeu BASTANTE coisa, mas ainda assim é regular. Que bom que você está lendo Harry Potter, a melhor saga do mundo simplesmente :D

    www.booksandmoviesandthings.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Meu livro predileto é a ordem da fênix é muito bom espero que esteja gostando, ah eu amei a cena que o Potter joga o poder no Malfoy achando que era dementadores foi muito legal pena que não saiu no filme né, esse negocio do tempo confunde mesmo é melhor nem pensar nisso hehe, ah eu sou menina e amo quadribol e xadrez bruxo não é violento é legal rsrsrs

    bjos

    ResponderExcluir