sexta-feira, 26 de abril de 2013

Resenha: Twenty Boy Summer, Sarah Ockler

"“Não se preocupe, Anna. Eu vou contar pra ela, certo? Só me deixe pensar na melhor maneira de fazer isso”
“Certo”
“Promete? Promete que você não dirá nada?”
“Não se preocupe”, eu ri “é o nosso segredo, certo?”

De acordo com Frankie, a melhor amiga de Anna, vinte dias em Zanzibar Bay é a oportunidade perfeita para ter um romance de verão, e se elas conhecerem um garoto por dia, há uma grande chance de Anna ter seu primeiro namorado. Anna acaba concordando, mas há uma coisa que ela não contou para Frankie: ela já teve um romance, e foi com Matt, irmão mais velho de Frankie que sofreu uma morte trágica um ano atrás. Twenty Boy Summer explora o que significa realmente amar alguém, o luto e por último, como aproveitar o máximo de cada momento bom que a vida tem para oferecer"

Me dói escrever essa resenha. Eu juro que dói. E não pelos motivos certos.

A primeira vez que eu ouvi falar desse livro foi em uma resenha do Murphy’s Library, e isso foi lá em 2010. A resenha era toda elogios, e prometia muitas lágrimas e muitas emoções e muito drama e MEU DEUS EU PRECISO LER ESSE LIVRO!! Sem contar a capa, que vamos ser sinceros: é maravilhosa. Desde então, eu era louca pra ler esse livro, procurava em todas as livrarias e finalmente me rendi e encomendei online. Ufa!

Caso vocês não saibam, eu amo histórias tristes. Mortes, doenças, lágrimas... o que parece meio mórbido pra alguns é delicioso de se ler para mim. É, fazer o quê.

E eu queria tanto, mas tanto gostar desse livro... mas não deu. Não gostei, podem me julgar. Mas ok, vou explicar porquê.

Anna & Frankie & Matt são melhores amigos. Matt e Frankie são irmãos, e Anna é a vizinha. Assim, sempre fizeram tudo juntos, desde brincar de boneca até ler histórias escondidos à noite. E é no aniversário de quinze anos de Anna que as coisas mudam, quando ela assopra as velas de seu bolo pedindo para que seu melhor amigo Matt beije-a e o pedido se realiza. Eles engatam então numa espécie de namoro-que-não-é-namoro, aquele comecinho de relacionamento onde as coisas ainda estão engatando e o casal está se conhecendo e realmente apaixonado. Porém fazem isso escondido, uma vez que Matt tem medo que sua irmã sinta-se excluída ao saber que seu irmão e sua melhor amiga estão namorando. Matt faz Anna prometer que não contará nada a Frankie, deixando a tarefa para ele, que contará quando estiverem a sós na Califórnia, viagem que eles fariam dali a poucos dias. Um dia antes da viagem, porém, os três sofrem um acidente de carro e Matt não sobrevive, deixando Anna com um segredo enorme.

Mais de um ano depois a família de Frankie decide fazer a viagem para a Califórnia que foi adiada com a morte do filho, a fim de tentar se recuperar e seguir em frente, e chamam Anna para ir junto com eles. E então Frankie, que mudou muito sua atitude desde a morte do irmão, inventa o Twenty Boy Summer, ou o Verão dos Vinte Garotos, onde a proposta é conhecer vinte garotos diferentes para que Anna perca sua virgindade logo, uma vez que Frankie já perdeu a dela.

E foi aí, gafanhotos, que a história já começou a não me convencer. Achei a ideia um tanto quanto WHAT THE FUCK GENTE ISSO NEM FAZ SENTIDO E NEM É LEGAL mas ok, continuei lendo. E não melhorou.

Nada me convenceu na história. Nem os personagens, nem a atitude dos personagens (quero dizer, POR FAVOR. Da onde a autora tirou certas coisas??), nem nada. Em primeiro lugar, qual era o BIG DEAL em contar logo pra irmã que eles estavam se pegando? Onde isso é o fim do mundo? Eles não iam se casar nem nada, sabe, só estavam dando uns beijos, nada de mais. Mas ok, eu entendo, a Anna concorda em esperar o Matt contar para a Frankie quando eles estiverem a sós. E aí ele morre. E ela NUNCA fala. Tipo, por que, meu Deus? O argumento até faz sentido mas não foi desenvolvido pela autora. Sabe, ela podia ter dado motivos, do tipo ah, a Anna não contou porque estava com medo da reação da amiga, ou porque queria esquecer o que aconteceu ou porque SEI LÁ, sabe, mas a autora não deu motivo nenhum. Não explicou, e aí tem que ficar para o leitor deduzir, que é uma coisa que eu definitivamente não gosto em um livro. Na minha opinião o autor precisa deixar tudo bem claro, porque senão parece que ele esqueceu de explicar certas coisas e arghh. Eu odeio isso.

Isso foi outra coisa que eu desgostei no livro. Nada é descrito. Nem o que eles estão sentindo, nem o motivo de certas atitudes, nada. A única coisa que é descrita no livro todo é a praia. E como a praia é linda. E como a areia reluz e brilha nas pernas de Anna. E como o mar é azul. E blábláblá. A autora focou em descrever a praia e esqueceu de descrever todo o resto.

E acho que o principal motivo de eu não ter gostado do livro foi que eu não me identifiquei com nada porque não havia algo muito concreto com o que se identificar. Mesmo com a premissa triste não é um livro triste. Mesmo com a premissa de romance, não é um livro de romance. De um lado nós temos a morte do cara e do outro nós temos duas adolescentes querendo ter o melhor verão da vida delas. Sabe? Não encaixa, não combina, não faz sentido e o principal: não funcionou. A tristeza não me convenceu, pareceu superficial e não realista.

Mas de uma coisa eu gostei, e foi da curta relação que Anna e Matt tiveram. Era fofo e eles faziam coisas fofinhas. Mas foi tão curto que nem valeu a pena.

De qualquer maneira, eu recomendo que leiam o livro. Eu não gostei mas tem muita (MUITA) gente que gosta desse livro. Que ama. Que é apaixonada. Então dá uma chance, de repente você gosta. Sou só eu que sou chata e gosto de histórias que convençam (a verdade é que eu sou muito exigente, eu sei).

E eu volto a dizer: se tem outra coisa que vale a pena nesse livro é a capa. SÉRIO, GENTE, OLHEM QUE LINDA. 

Twenty Boy Summer, por Sarah Ockler
Editora: Little Brown
ISBN: 9780316051583
Páginas: 290
Nível de inglês: médio
Adicione no skoob

Um comentário:

  1. Eu vi esse livro, pensei em ler. Li o resumo pela net, mas não me chamou muito a atenção. Não gosto muito de estórias tristes, quase chorei os meus olhos para fora lendo Cante para eu dormir da Angela Morrison. Sério, se eu soubesse que o livro era tão, TÃO triste eu não lia. Eu totalmente amei o livro, maaaaas eu leio para ficar feliz KKK. Depois de ler a sua resenha, eu sei que esse livro não é MESMO para mim, hehe. Odeio descrições detalhadas do ambiente, gosto mais de saber o que se passa com os personagens, anyway. Muito legal a sua reseha :D

    ResponderExcluir