segunda-feira, 15 de abril de 2013

Sobre pegar livros emprestados

Particularmente, vou confessar que eu não gosto de pegar livros emprestados. A razão é simples: eu sei que vou gostar.


Tá, isso não fez sentido, então vou explicar. 


Acontece que atualmente existem sessenta livros (ou mais. Ou menos. Não sei contar direito e esse número já é de um tempo atrás) na minha estante esperando para serem lidos, mas nem sempre foi assim. Há uns seis anos, lá quando eu comecei a realmente ler, eu não tinha muitos livros. Lembro que na minha estante mixuruca tinha Harry Potter, o segundo e o terceiro de O Diário da Princesa e... só, praticamente. Eu e lia e relia os mesmos livros no mínimo dez vezes (e não achava isso um exagero), porque, afinal, eu só tinha aqueles livros, e se só tem tu vai tu mesmo. Também visitava bastante a biblioteca, (até acordava cedo aos domingos  para visitá-la porque era o dia especial de usar a internet, OLHA DE QUE ÉPOCA DAS CAVERNAS SEM WI-FI EU VIM) apesar de que não li tantos livros assim de lá. Que eu consigo citar foram A Ordem da Fênix, o primeiro de O Diário da Princesa e muitos exemplares da coleção Salve-se Quem Puder (e, com licença, mas mais alguém conhece essa coleção? Gente, era muito legal! Pra quem não tá lembrando, são aqueles livros interativos que tinham umas coisas pra você resolver, tipo um caça-palavras ou um enigma pra desvendar. E isso no meio da história!! AWESOME).

(desculpem a quantidade de parênteses, não tô me controlando hoje)

E aí eu fui inventar de arrumar amigos que também gostam de ler e aí a coisa ficou feia.

Ok, então vamos lá. O primeiro pensamento automático é: OMG VOCÊ TAMBÉM GOSTA DE LER QUE LEGAL QUAIS SÃO SEUS LIVROS FAVORITOS E AUTORES E QUOTES E OMG QUE LEGAL e o segundo pensamento é: 'posso pegar seus livros emprestados?' E é aí, gafanhotos, que se você não tomar cuidado você se ferra. Na verdade não tem jeito, você vai se ferrar de qualquer jeito, porque depois que você pega um livro emprestado só te restam duas alternativas:

a) Ou você vai odiar o livro e a leitura vai se arrastar e você vai ficar enrolando pra ler e o seu amigo vai falar “po cara e aí rs já leu meu livro? Minha mãe queria ler rs (e É CLARO que é mentira, essa de “minha mãe queria ler” é a desculpa esfarrapada número 1 da lista “como pegar o livro que você emprestou já tem um tempo de volta sem que seu amigo fique chateado”) ou

b) Você vai AMAR o livro como nunca amou nenhum outro, e vai ter a certeza de que precisa (PRECISA) ter aquilo livro na sua coleção porque esse é o livro MAIS MARAVILHOSO QUE VOCÊ JÁ LEU NA VIDA e não, com certeza você não está exagerando, EU SÓ PRECISO DELE NA MINHA COLEÇÃOOOOOOOO. E aí você chora, porque na verdade você não amou o livro tanto assim, mas ele é realmente legal e você gostaria de ter a honra de tê-lo em sua estante mas, carambolas, ele custa dinheiro e dinheiro é uma coisa que você poderia gastar com OUTROS LIVROS que ainda não leu.

E como eu odeio quando pegam meu livro emprestado e a pessoa nem lê e nem devolve e eu não gosto muito de fazer com os outros o que eu não quero que façam comigo, eu só pego livros emprestados que eu SEI que vou amar e que eu PRECISO ler nesse exato momento e MEU DEUS VOCÊ TEM ELE??? ENTÃO ME EMPRESTE. AGORA.

Bom, pensando bem eu não sei se isso acontece com todo mundo, mas é o que acontece comigo. Se vocês conseguem pegar livros emprestados sem dor no coração, amá-los e devolve-los, parabéns, vocês são meus orgulhos. Mas eu não consigo, fico querendo ter todos os livros que já li na vida e isso é muito, muito chato.

Quanto a emprestar livros, não tenho problema algum. Indico, digo que tenho e que posso emprestar, digo “não, é sério, você vai amar, pode levar”, insisto, obrigo, ameaço e a pessoa acaba aceitando e levando o livro. Não surto tanto quanto costumava surtar se o livro vier com um amassadinho aqui e acolá. Claro que não dou pulinhos de alegria ao ver meus filhotes danificados, mas já aceitei que arranhões às vezes acontecem. O problema mesmo está em pegar emprestado. Fico pensando “e se eu não gostar? Pior, e se eu gostar?” mas acabo pegando emprestado de qualquer jeito. Porque por maior que seja o medo de me apegar a um livro que não é meu, a necessidade de ler um livro que eu não tenho e que está tão perto de minhas mãos sempre vence.

Cuido como se fossem meus. Dou amor, carinho, atenção e marca página meticulosamente escolhido a dedo. Voltam novos em folha, às vezes até em melhor estado do que estavam antes. O problema mesmo é se eu gostar do livro... ai ai ai. “E aí, compro ou não compro? Poxa, seria legal ter na minha coleção... e se um dia eu quiser reler e não o tiver? E se um dia meu filho quiser ler esse livro e eu não tiver? Mas ele não é TÃO legal assim...”

Por favor me digam que não é só comigo que acontece isso. Vou até deixar uma lista de livros que eu peguei emprestado e que gostaria de ter na minha coleção (e às vezes nem gostaria tanto assim).


The Perks of Being a Wallflower, Stephen Chbosky – BECAUSE OF REASONS não não não eu não aceito que eu ainda não tenha a minha cópia desse livro.

Em OutroLugar, Gabrielle Zevin– eu amo esse livro.

Nick e Norah, Rachel Cohn e David Levithan – é tão fofinho.

Garota Traduzida, Jean Kwok – livro muito, muito bom!


Bela Maldade, Rebecca James – eu não sei porque, esse livro nem é tão bom assim, mas eu amo e gostaria muito de ter na minha coleção. Tanto que obriguei o Gustavo a comprar pra ele, assim ele é meio meu. ;)

É agora... ou Nunca, Marian Keyes – é o meu favorito da Marian Keyes mas sessenta reais? Não, obrigada.

Série A Mediadora, Meg Cabot – faz muito tempo que eu li, tipo uns cinco anos? Algo assim? Mas gostaria de tê-los, e de preferência com as capas antigas. :(

Poderosa 1, Sergio Klein – sim, esse livro é tosco, eu li quando tinha uns 13 anos mas eu tenho todos os outros menos o primeiro. Blé.

Bom, esses foram os que eu consegui lembrar, mas com certeza tem mais. E vocês, gostam de pegar livros emprestados? Me contem nos comentários!

Nós também temos um post sobre emprestar livros, confere aqui
Se interessou pelo post sobre o kindle? Tem alguma dúvida, tá pensando em comprar ou só curiosidade em relação ao e-reader? Faremos um post especial respondendo as eventuais dúvidas que surgirem! Mandem as perguntas para o ask.fm do blog. Dúvidas e sugestões de todo tipo também são bem vindas! 

3 comentários:

  1. eu até pego livro emprestado [com amigos ou em bibliotecas], mas fico com a maior vontade de comprá-los. se a pessoa não quiser me vender seu exemplar que me emprestou, anoto qual livro é numa lista de 'futuras aquisições' vou comprando e riscando da lista... pra emprestar os meus, SÓ se eu tiver com algum 'livro refém' da pessoa, pra assegurar que ela me entrega o meu pra receber o dela de volta kkkkkkkkkkkkkkkk ou fico cobrando feito uma louca até a pessoa resolver devolver. xD

    ResponderExcluir
  2. Eu queria ter Perks em português, porque li em PDF quando não achava em nenhum lugar pra comprar, mas agora tá com aquela capa do fiiiiilme :( me diz que não é só eu que odeia livro com capa de filme! Mas ó, se vai uma dica, na Cultura tem Perks (o original, em inglês) com uma capa LINDA e tá 23 dinheiros só.

    ResponderExcluir
  3. Tenho o mesmo problema... e pior ainda, quando eu leio livro baixado na internet Comprar ou não comprar, é a questão!

    ResponderExcluir