quarta-feira, 17 de abril de 2013

Gustavo e o Cálice de Fogo

Após quatro livros, cheguei a conclusão de que todos eles estão enfeitiçados para que o leitor não os largue até o final. Isso explica tudo.

AVISO: Contem toneladas de spoiller.

Vou começar falando de coisa boa: Quadribol.

Logo no início acontece a COPA MUNDIAL DE QUADRIBOL, e para quem gosta do esporte a partida foi sensacional! O astro Vítor Krum apanha o pomo de ouro para a Bulgária com uma jogada emocionante, mas como a Irlanda estava 160 pontos na frente, garantiu a vitória por 10 pontos de diferença. Foi a primeira vez que o time que apanhou o pomo não venceu! Eu particularmente estava torcendo muito por isso, afinal todos os outros 6 jogadores do time se matam entre balaços para marcar pontos com a goles e no final o apanhador ficava com toda a glória. Dessa vez o esforço deles não foi em vão.  
 Muito triste por não ter mostrado absolutamente NADA da partida no filme. =/


Mas absurdo mesmo foi cancelarem a taça quadribol de Hogwarts com a desculpa de que o Torneio Tribruxo iria manter todos ocupados. Todos quem? Todos os três participantes? (Na verdade foram os professores que ficaram ocupados, mas aí não teria piadinha) Poderiam muito bem ter realizado os dois eventos. Mas vamos falar dele então:

“O Torneio Tribruxo foi criado há uns setecentos anos, como uma competição amistosa entre as três maiores escolas europeias de bruxaria – Hogwarts, Beauxbatons e Durmstrang. Um campeão foi eleito para representar cada escola e os três campeões competiram em três tarefas mágicas. As escolas se revezaram para sediar o torneio a cada cinco anos, e todos concordaram que era uma excelente maneira de estabelecer laços entre os jovens bruxos e bruxas de diferentes nacionalidades – até que a taxa de mortalidade se tornou tão alta que o torneio foi interrompido.”



Ao trazer o torneio de volta, Dumbledore e os outros diretores tomaram algumas precauções a fim de evitar a morte dos campeões. Por exemplo, a idade mínima de 17 anos para se inscrever. Mas de que adiantaram as precauções, se quando o Cálice cuspiu o nome do Harry (14 anos), fizeram-no participar? O campeão de Hogwarts já tinha sido escolhido (Cedrico Diggory) assim como os demais (Fleur Delacour – Beauxbatons e Vítor Krum - Durmstrang ) e mesmo suspeitando que alguém tinha enfeitiçado o cálice e estava querendo maltratar a criança, deixaram ele competir. Fiquei profundamente decepcionado com a organização do evento.

Mas tudo ok, afinal ele é o Harry Freaking Potter. Mandou muito bem nas tarefas, principalmente quando usou sua Firebolt para driblar o dragão (já mencionei que eu gosto de quadribol?), e mais uma vez provou que é um legítimo ‘Grifinória’ ao se recusar a salvar apenas um dos seus amigos e deixar alguém para trás no fundo do mar.



Falando em amigos, até mesmo o “sagaz” Rony Weasley percebeu que Hermione está crescendo e se transformando em uma bela mulher. O jovem ficou todo ciúmes ao saber que ela tinha outro par para o baile, mas no fim não resistiu e pediu um autógrafo do Krum.

Enfim, como eu ia dizendo, Harry foi muito bem nas provas, mas como qualquer um poderia prever, foi parar ao lado do Lord das Trevas, e pela quarta vez em sua vida teve que enfrentá-lo. E pela quarta vez em sua vida ele sobreviveu! O menino merece toda sua fama, não é apenas um rostinho bonito, botou pra quebrar, arrasou, mostrou quem é que manda e ainda ganhou o torneio. Infelizmente a vitória não foi comemorada, afinal não é todo mundo que sobrevive frente ao Tom Ridlle.

#Luto #Cedrico #Cullen #Diggory

Pra finalizar, eu diria que esse livro é um marco entre a calmaria e a "guerra", afinal Voldemort voltou e está mais irritado do que nunca com o pequeno Potter. Ou seja, muita adrenalina está por vir. E como já é de praxe, palmas para autora. Eu não lembrava e não desconfiei do Prof° Moody em nenhum momento, mas realmente existem vários detalhes (“pistas”) que mostram que ele é um impostor. Simplesmente super awesome.

3 comentários:

  1. "Harry Freaking Potter". Putz fiquei super feliz por por terem citado A Very Potter Musical.

    ResponderExcluir
  2. O Cálice de Fogo é o meu livro favorito!
    E, wow, você conhece AVPM, tem meu respeito (:

    ResponderExcluir
  3. [aaaa] também amo A Very Potter Musical.
    Cálice de Fogo também é o meu favorito! Perfeito!
    Adorei o post, me deu até nostalgia! kkkk

    Beijos,
    Le Lançanova
    Palácio de Livros

    ResponderExcluir