segunda-feira, 22 de abril de 2013

O que é chick-lit?

Se tem um gênero literário que eu encontro enorme dificuldade em definir e em fazer com que as pessoas deem credibilidade, esse gênero é o chick-lit. Você com certeza já ouviu falar, mas vamos lá, uma definição mais profissa.

Chick-lit é a “literatura de mulherzinha”, numa tradução bem ao pé da letra. Aborda os problemas da mulher moderna de forma muito bem humorada e leve, o que pode gerar um certo preconceito. Apesar de muitas vezes ter um contexto romântico no enredo, não se encaixa no gênero romance pois os problemas com amigos, trabalho e família são muito mais presentes e desenvolvidos do que o romance propriamente dito.

Eu costumo dizer que a graça do chick-lit está na forma como a história é contada, e não na história propriamente dita. É sempre divertido e engraçado, consegue entreter e emocionar, é leve e despretensioso e muito, muito gostoso. Não consigo entender o ódio que muitas pessoas dizem sentir pelo termo, mas chuto um motivo: é um gênero que, em sua essência, foi feito para o entretenimento. E só. Não leia esperando que o livro mude a sua vida, porque tem 90% de chance disso não acontecer. Mas se você ler um livro bom, te garanto que vai dar muitas risadas e se divertir bastante.

Sua reação ao ler um bom chick-lit.

Quer saber como ter certeza se o livro que você tem em mãos é um chick-lit? Uma dica: Problemas. Tem problemas no emprego, problemas com uma família caótica, problemas com peso, problemas no divórcio, problemas na rehab...? Se tem problema, pode desconfiar que é um chick-lit. Outro ponto é o jeito como o livro se desenrola. É bem informal, de um jeito que parece que você está vendo uma amiga contar eventos de sua própria vida ao invés de estar lendo palavras em uma página. E, é claro, o humor.

E não é só isso, o gênero também conta com vários subgêneros. O blog Lost in chick-lit (que, aliás, é especializado em chick-lit! Dá uma conferida) separou 12 subgêneros do chick-lit, que pra falar a verdade, nem eu mesma conhecia todos. Alguns deles são chamados “Mom Lit”, “Teen Chick Lit”, “Wedding Lit” e até “Bigger Girl Lit”. Se quiser conferir a lista completa e a definição de cada um, é só clicar aqui

Particularmente, minha autora favorita de chick-lit é a Marian Keyes, não tem quem a supere no meu coração. <3 Mas muita gente gosta também da Sophie Kinsella (autora de Os Delírios de Consumo de Becky Bloom) e da Helen Fielding (O Diário de Bridget Jones). 


Alguns exemplos de chick-lit! Quais vocês já leram?


Qual a sua opinião sobre chick-lit? Gosta, não conhecia, odeia? Deixa aí nos comentários! 

4 comentários:

  1. já vi alguns livros mas não sabia do nome do 'estilo' literário. bem informativo seu post :DD

    ResponderExcluir
  2. Eu AMO chick-lits! Geralmente minhas leituras não são pra trabalhos de escola nem nada, só pra diversão mesmo. Então às vezes dá vontade de ler algo que me faça rir, rs.
    Qual Seu Número é muito engraçado, amei!
    Beijos,

    Letícia
    http://www.odomdaescrita.com.br/

    ResponderExcluir
  3. O gif foi ótimo pra entender!
    hehehe

    ResponderExcluir