quinta-feira, 16 de maio de 2013

Anormalidades Literárias #2

E esse é o segundo de uma trilogia de posts sobre nossas anormalidades literárias. Sabe aquelas estranhices que você tem na hora de ler? (Isso, essas mesmo. Não adianta fingir que não tem. Tarde demais. Já descobri seu segredo). Pois bem, decidi abrir meu coraçãozinho e dividir as minhas com vocês. O primeiro post você pode conferir aqui

Não gosto de hardcovers

MEU DEUS, MEU DEUS, PRA QUE ESSA ARMA, DEIXA ISSO AÍ. Tudo bem, eu sei. Eles são lindos. Pra chuchu. As jackets são maravilhosas, e o hardcover propriamente dito são um show a parte. Mas o que eu não gosto muito é que eles pesam. São difíceis de segurar, meu pulso dói depois de um tempo por causa do esforço, enfim. Prefiro dez milhões de vezes os paperbacks <3 que são levinhos, fofinhos, do tamanho ideal e ai <3 amo muito. Mas isso não me impede de ter vários hardcovers na estante porque sim. (Pra quem não sabe, hardcovers e paperbacks são estilos de encadernação dos livros americanos/ingleses/não brasileiros. Enquanto hardcover é aquele livro em capa dura que vem com uma capa removível que o envolve, paperback é aquela versão que se assemelha ao nosso padrão de encadernação, mas sem as orelhas).

Em alguns casos, prefiro ler o livro traduzido

Eu sei, uma das coisas que eu mais reclamo em relação a livros é a tradução, mas ela só me irrita se for mal feita. Se a tradução for boa e o livro for considerado difícil/denso, em alguns casos eu vou preferir ler o livro em português. Foi o que aconteceu com o livro Precisamos falar sobre o Kevin, de Lionel Shriver, que eu preferi ler em português porque imaginava que seria um livro bem complicadinho de ler em inglês. No entanto, se o nível de inglês é fácil eu prefiro ler no original mesmo. É mais fiel ao que o autor quis dizer uma vez que, dã, foi aquilo que ele escreveu e ainda me ensina vocabulário novo. Yay!

Não leio a quarta capa do livro

Sabe, aquela que vem a sinopse? Não, obrigada. Nem as orelhas do livro também. Eu costumava ler, mas teve uma vez que tinha um mistério x na história que não se resolvia logo e aí eu fui ler a sinopse e ADIVINHEM MEUS AMIGOS SIM O MISTÉRIO ESTAVA RESOLVIDO LÁ. Peguei trauma.

Eu espio as linhas de baixo ou páginas adiante. Sempre me arrependo

Sim, é verdade, eu admito. Quando não tem nada de empolgante acontecendo eu penso ei, que tal se eu espiar o que vai acontecer daqui a pouco, aposto que não vai ter nada demais e NÃO MEU DEUS NÃO ACREDITO QUE ISSO VAI ACONTECER DROGA POR QUE EU NÃO LI NA ORDEM CERTA AAHHHHHH e aí eu volto pro parágrafo nada empolgante que eu estava antes e leio super rápido pra chegar logo na parte legal. Sim. Auto spoiler.

Hoje em dia prefiro ler ao acordar do que ao ir dormir

Sim, eu sei que o nome é Mais um Capítulo e coisa e tal e que isso vem do “só mais um capítulo e eu vou dormir” que é a mentira universal de todos os leitores mas desde que eu comecei a estudar a noite eu só consigo ler de manhã. Se eu tento ler a noite meus olhos se fecham no mesmo milissegundo que eu encosto no livro. Incrível.

Não gosto de pocket books

BLEHHHHHHHHHH. Eles PESAM. Como um livrinho tão pequeno pode pesar tanto? E é ruim de ler. A fonte é pequena. Não encontro posição. Minha mão cansa. Minha vista cansa. BLEEEEEEEEHHHHHHH.

Prometi a mim mesma que nunca mais leria Nicholas Sparks

Não me levem a mal. Fato é: dos cinco livros que eu li do rapaz, gostei de dois. Li Querido John, chorei, gostei. Li A Última Música, chorei, gostei. Li O Milagre, chorei, não achei nada demais. Li a continuação de O Milagre, À Primeira Vista, e... hmmm... não, não gostei. Pensei “nossa, esse cara só tem essa fórmula?”. E aí li Diário de uma Paixão e vocês que me perdoem mas Ô LIVRO CHATO. A versão que eu tinha era aquela econômica, e aí eu não sei se o meu exemplar não continha o texto integral ou se o livro era chato mesmo. Desde então: no more Nicholas Sparks pra mim.

Gosto de livros rabiscados

Apesar de não rabiscar os meus por motivos egoístas e sem sentido do tipo “tenho pena dos coitadinhos”, adoro ler livros emprestados que são rabiscados. Sinto como se alguém realmente tivesse lido o livro, vejo o sentimento, consigo me identificar mais com as passagens, me pergunto o que a pessoa sentiu ao marcar aquele quote, enfim. Adoro. Um dia ainda terei coragem de rabiscar os meus. Enquanto isso, uso as queridas tags.

por essas e outras que gosto tanto do wreck this journal

Não amo cheiro de livro velho

Motivo: rinite.

Apesar de Harry Potter ser minha série favorita, não gosto de fantasias em geral

As Crônicas de Nárnia? Senhor dos Anéis?  Eragon? Não, obrigada. A verdade é que esse é o gênero que menos me atrai, apesar do meu amor incondicional por Harry Potter. Vai saber.

Bom, essas foram as minhas esquisitices. Quais são as de vocês? Deixem aí nos comentários! E nem adianta não comentar pra fingir que são normais, eu sei que vocês são tão estranhos quanto.

4 comentários:

  1. Oi Gabi, adoreeei esse post!
    Concordo com você na maioria deles. Também tenho rinite e quase morro num sebo hahaha. E também espio as próximas páginas, e aí, sembre berro aquele NÃO doído HAHAHA
    E Nicholas Sparks, tenho um monte de livro dele aqui e não tenho saco de abrir nenhum...
    Mas amo hardcovers, e estou aumentando minha coleção deles, amo fantasias tanto HP (♥) Como As Crônicas de Gelo e Fogo, Nárnia e a lista é grande!
    Tem promoção e post novo no blog
    endless-poem.blogspot.com.br
    Beijão

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post ahahhaha
    'Eu espio as linhas de baixo ou páginas adiante.' É a minha cara fazer isso e eu sempre me arrependo também, sempre fico sabendo algo que não devo!
    Eu também vou até a última página do livro e ~sem querer~ acabo lendo a última linha, mania CHATA hahaha pois é...
    beijos
    http://pontodasletrasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu dou uma olhadinha rápida na última página, mas rápida mesmo, não dá nem tempo de ler nada, é só pra ter certeza que é a última página. Antes eu NUNCA ia pro final do livro com medo de ler algum spoiler, mas fiquei traumatizada since Querido John (não sei se todos, mas os livros do Nicholas sempre vem com início de outro livro dele no final ???) ai BAM eu achei que faltava muito pro livro acabar e já tava "ufa, ainda dá tempo de tudo se resolver" ai eu virei a última página e fiquei ?????????????? ué acabou???????????? ACABOU ASSIM?????????? HÃ????

    ResponderExcluir
  4. Adorei demais o post. Me identifiquei com várias das suas esquisitices. Como é bom saber que nao estou sozinha nessa!
    Mas a que mais me chamou atenção foi a do Nicolas Sparks. Concordo muito com você. Ainda nao havia encontrado nem sequer uma pessoa com a mesma opinião que a minha. Olha... Cansei dele. Porque, minha nossa, pegar um livro dele para ler chega a ser masoquismo. É gostar se sofrer. Ele tem a capacidade de me deixar mal por dias e dias. Já está na hora de ele inovar um pouquinho, não? Só acho.

    girlishbooks.blogspot.com.br
    @girlishbooks

    ResponderExcluir