sábado, 13 de outubro de 2012

Lendo no Escuro

Eu adoro livros. Mas sou especialmente fascinado por séries, trilogias e sagas (ou qualquer que seja a nomenclatura do agrupamento de livros que contenha uma estória que siga uma ordem cronológica ou simplesmente seja ligado por algum personagem ou cenário).

Devido a essa paixão por coleções completas, criei o arriscado hábito de comprar uma série inteira sem ter lido nem mesmo o primeiro volume (sério, eu sempre faço isso), ou de comprar a sequencia de algum livro que eu não tenha gostado muito (todo mundo merece uma segunda chance).

Enfim, esse vício já me rendeu ótimas experiências literárias nas quais eu encho o peito de orgulho e digo: “Eu sabia que essa série era boa lalala” (só que eu não sabia) e on the other hand  (expressão que traduzida ficaria algo como “por outro lado” que não soa tão bem quanto eu quero) já comprei livros que não satisfeitos por me deixarem alguns reais mais pobre (afinal cultura custa caro), foram um total desperdício de tempo, espaço, atividade cerebral, paciência e algumas centenas de árvores.


Chega de protelação (ufa), vou compartilhar uma das boas experiências que tive em relação a comprar a coletânea inteira, sem ao menos ler o primeiro volume.

Trilogia O Mundo de Tinta

A trilogia escrita por Cornelia Funke é composta por Coração de Tinta, Sangue de Tinta e Morte de Tinta, que são livros um tanto quanto extensos, o que significa que os preços são um tanto quanto altos.  Ainda bem que eu tenho ótimos amigos que me presentearam com o segundo volume (isso mesmo, me deram o segundo livro de uma trilogia que eu não tinha o primeiro). Ato que semanas depois fez sentido (ou não), quando ganhei também o primeiro livro. E ai, com os dois primeiros terços da estória em mão o que eu fiz? Não, eu não li o primeiro, eu comprei o terceiro é claro! A capa deles é tão legal que não precisava de mais nenhum incentivo para que eu adquirisse a trilogia inteira!

Então com a coleção completa li um após o outro sem parar (assim que eu gosto), e senhoras e senhores, adorei cada palavra. A trilogia contém o maior número de personagens relevantes e interessantes que eu já vi (ou li) na vida. E alguns deles (não vou falar quais porque isto não é uma resenha) são perdidamente apaixonados por livros, Assim como nós!  E uns poucos inclusive têm o poder de trazer os personagens de uma história pra vida real (que no caso é pra dentro de outra história [mas isso não vem ao caso {a não ser que você ache que a vida real não passa de um livro}]) apenas por ler em voz alta (aposto que você voltou pra procurar onde o ‘apenas’ se encaixava! Não? Então ignore essa mensagem). Sem mencionar (agora mencionando) que cada capítulo dos três volumes começa com uma citação de algum outro livro muito bom que tenha algo em comum com o capítulo em questão, seja uma mensagem forte ou simplesmente uma gralha. As citações vão desde ‘A Bússola de Ouro’ até uma inscrição na parede de uma biblioteca em Barcelona.

E falando na Bússola de ouro, eu já tenho a trilogia completa e ainda não li nenhum ;x

Enfim, ‘O Mundo de Tinta’ foi um tiro no escuro que acertou uma mosca, que estava fazendo seja lá o que as moscas fazem, no centro de um alvo em movimento. E hoje é uma das minhas trilogias favoritas. Recomendo muito! 


No próximo post contaremos sobre alguma experiência onde o dinheiro poderia ter sido melhor gasto com bolinhos. Mas e vocês? Alguém ai já comprou um livro ou uma série sem fazer ideia do que estava por vir, e se deu bem? Comentem!

4 comentários:

  1. Queria muito ler Mundo de Tinta, sempre ouço falar tão bem *-*. Mas tem um bom tempo que tenho me controlado bastante na compra de livros, ando comprando só livro usado, ou em super promoções, ou dependo de boas almas me presentearem com algum =/. Então até alguém me dar de presente Coração de Tinta ou eu conseguir encontrar ele em alguma promoção louca por 10 reais com frete grátis, não vai dar pra eu ler...
    Esse negócio aí de comprar série sem fazer ideia eu fazia bastante (agora não faço porque parei de comprar livros). Harry Potter, inclusive, foi assim. No começo de 2001 eu comprei o terceiro livro DO NADA, só sabendo que era a história de um bruxinho e que as pessoas estavam gostando. SÓ. Aí eu, muito inteligente com meus 8 pra 9 anos de idade, li o terceiro livro todo SEM TER LIDO OS DOIS PRIMEIROS, que legal!!! :)
    Acabou que não gostei porque não tava entendendo porra nenhuma. Depois de um tempo eu resolvi ler o primeiro (uau, como eu tive essa ideia???) e gostei. Logo em seguida saiu o primeiro filme, aí eu tava no cinema do shopping e já saí do cinema pra comprar o segundo livro e aí o terceiro livro fez todo sentido pra mim e eu me apaixonei <3 haha.
    Como tem muito de uma coleção de livro entrar em promoção de uma vez, eu acabava fazendo bastante disso de comprar uma coleção toda de uma vez. E teve algumas outas vezes que um dos livros do meio da série entrava em promoção, aí eu comprava... mas nunca mais fiz a burrice de ler eles antes do primeiro, hehe.
    Mas ok, chega de dar um depoimento aqui uahuha.
    Olha, parabéns pelo blog! Eu gostei muito dessa ideia de vocês de falar não só de algum livro específico, postar uma resenha, falar o livro que quer ler e postar o resumo, como é na maioria dos blogs literários que eu costumo ler, mas de falar também de temas que tenham a ver com livros, e não necessariamente de um livro, naquele esquema de 'li o livro - faço resenha'. Parabéns pelo blog, gostei bastante dos três posts e continuem com esses gifs sensacionais, hahah.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do blog.
    Na verdade, a grande parte das séries eu tenho só o primeiro volume :(, então se eu gosto, eu tento comprar o resto e se não gosto eu troco.
    bjs

    Joyce
    http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Seu blog apareceu e eu falei "tá.. vou olhar vai..." Daí você falou das 3 series literarias mais legais de todos os tempos: O Guia do Mochileiro das Galáxias, Desventuras em Série e, em primeiríssimo lugar, Mundo de Tinta. Eu amo esses livros DEMAIS.

    Eu também compre o mochileiro nessa promoção aí, expectativa baixíssima. Eu também comprei o mundo de tinta todos de uma vez. Faço isso sempre, principalmente quando eles são bonitos.

    Prazer, meu nome é Carol e sua cabeça é igual a minha suhauhsuahsuhasu

    ResponderExcluir
  4. Quero ler muit a trilogia O Mundo de Tinta! E sou exatamente igual a você, adoro trilogia, séries, sagas e etc! Hahaha

    ResponderExcluir