segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Sobre tags e releituras

Sabe quando você está lendo um livro assim, despretensiosamente, sem esperar nada de mais, só lendo mesmo e enjoying the reading, e aí de repente le amazing quote appears, e você pensa “MEU DEUS ISSO É SIMPLESMENTE GENIAL COMO NINGUÉM ESCREVEU ISSO ANTES” e aí bate aquele desespero e você tem vontade de marcar o parágrafo com marca-texto, escrever a frase na parede, tatuar no corpo, tirar foto e postar no instagram, não sei, qualquer coisa, você só precisa compartilhar esse parágrafo genial, simplesmente genial!!!! Mas aí você respira fundo, retoma a consciência e percebe que estava com a caneta na mão prestes a rabiscar seu amado livrinho, respira mais uma vez, decide que não vai marcar nada e retoma a leitura como se nada tivesse acontecido?

Não?

Bom, isso era um fato recorrente na minha vida de leitora que foi recentemente erradicado. Sim senhores, finalmente sucumbi as tão amadas tags!!! YAHOOOOOOOOOOO



Gostaria de poder dizer que “elas são baratas e bem fáceis de encontrar” mas... não. Pelo menos aqui na minha cidade elas foram bem caras e quase impossíveis de serem encontradas. Na verdade, depende do que você considera caro. As da esquerda custaram R$12,50 e as da direita R$9,50. Considerando que são pedacinhos de papel, eu achei carinho mesmo. Mas eu não me arrependo de tê-las comprado, elas estão sendo muito uteis e agradáveis (não sei, “agradáveis” pareceu um adjetivo legal). Agora eu posso marcar as páginas que me fazem rir, chorar e pensar, separando cada uma por cor, se eu quiser!! Sério, comprem tags. Vale a pena. Sem contar que eu sempre tive esse estranho feeling quando eu acabava um livro: tá, eu terminava a leitura, algumas vezes o livro realmente mudava minha vida e... qual era a prova disso? Eu tinha essa sensação de que eu tinha lido o livro mas não tinha nada pra provar que eu realmente o tinha feito, porque com os meus cuidados excessivos eles sempre ficam do mesmo jeito que estavam antes de eu ler, branquinhos e novos em folha. E agora isso mudou, as pessoas podem pegar um livro emprestado comigo e saber exatamente quais partes eu gostei, ou eu posso procurar pelas minhas partes favoritas mais facilmente, ou até mesmo posso reler os livros no futuro e lembrar que quando eu o li pela primeira vez, aquilo de alguma forma me tocou.

E falando em reler devo lembrar que nem tudo são flores e que com o sentimento de felicidade veio também o de tristeza. Pensei em todos os livros bons que já li, todos os quotes dignos de uma tag, todos os livros em branco e aí decidi “vou reler todos os livros!!!!! E MARCAR TODOS ELES!!!!!” E aí percebi que isso é meio inviável, uma vez que existem muitos livros que eu ainda quero ler e não posso perder tempo relendo todos os livros que eu já li, porque como disse uma vez o grande poeta Gustavo Sarabando “não temos tempo a reler”.
Mas se eu tivesse, aqui estão cinco livros que eu releria: 



The Perks of Being a Wallflower


Porque esse livro é tão, tão, tão bom que até dói. E tem tantos quotes maravilhosos e que >realmente< mudaram a minha vida que eu estou pensando seriamente em reler só pra usar minhas tags. Porque esse livro vale a pena. Em todos os sentidos imagináveis. Sério. Leiam. 




The Fault in Our Stars


Porque o John Green é todo poético e esse livro é todo poético e tão real e eu gosto tanto dele e porque sim. 





Em OutroLugar


Esse livro não é tão conhecido mas é um dos meus preferidos. Pena que é tão caro e eu li emprestado, mas um dia eu ainda compro só pra reler e marcar minhas partes favoritas. Ele é simplista e profundo ao mesmo tempo, e eu amo isso.





A Guardiã da Minha Irmã

Porque esse livro é a genialidade em forma de livro. Eu simplesmente senti todas as emoções existentes no planeta com esse livro, e era uma angústia sem fim porque eu queria acabar e não queria ao mesmo tempo. Sério, leiam. 





Os Treze Porquês

Um livro fino e profundo, que te toca no fundo da sua alma. Você consegue ler ele em uma sentada, e quando começa não quer mais parar, porque ele te prende de um jeito que poucos livros conseguem prender. E ele aborda assuntos sérios de forma simples e não ao mesmo tempo, e eu sei que tá confuso mas só lendo pra entender.



(AI MEU DEUS TEM TANTOS LIVROS QUE EU GOSTEI E GOSTARIA DE RELER E lakhdsihaldmskioh ok Gabriela controle-se você disse que seriam cinco. E assim serão) (Ok, talvez eu faça a parte dois desse post e diga quais outros livros eu também releria)

7 comentários:

  1. awn, eu uso esses marcadores de páginas (eu chamo assim, não tag) desde o começo do ano, porque eu sempre gostava de várias citações mas não tinha coragem de riscar o livro e com o tempo eu acabava e esquecendo e nunca mais achava a tal citação boa. aí comecei com isso e é muito prático. só que aqui isso é mais barato!!!!!1 custa só uns 5 reais e vem MUITO negocinhos desses, tanto que eu não acabei o meu até hoje vdd. mas eu também não marco muuita coisa, só quando gosto mtmtmtmtmmtmt mesmo haha.
    outra coisa boa dessas etiquetinhas aí é que elas grudam na página e tal mas, se precisar, dá pra tirar depois sem rasgar o livro, o que é maravilhoso, né hahah

    ResponderExcluir
  2. Nossa, realmente eles são uma mão na roda!!

    E "The perks..." é um livro que marca a todos, né? Eu tenho uma amiga que tatuou "I feel infinite" de tanto que o livro marcou ela. Você assistiu o filme que lançou? Eu não tive oportunidade, mas essa minha amiga disse que ficou bem fiel ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é muito difícil alguém ler e não gostar. É um livro muito profundo e que todos acabam se identificando, mesmo que nunca tenham passado com nada parecido do que o personagem passa. I feel infinite!! Que lindo! Ainda não assisti o filme, não chegou na minha roça city :-( haha

      Excluir
  3. As tags também passaram a me ajudar bastante. Adorei o post :D

    www.booksandmoviesandthings.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Estou comentando um pouco atrasada, talvez muuuuito atrasada, mas enfim...
    Essas tags aqui na minha cidade também é super difícil de encontrar ( fim de mundo rs ) Uhm... então quando eu vejo uma frase mensagem em um livro, eu tenho que escreve-las, então acabei separando uma agenda na qual escrevo e anoto de qual livro tirei e para terminar já li esse livro: Os treze porquês e realmente é muito bom, confesso que julguei a menina no começo :/ porém depois entendi os seus motivos.
    :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amo Os Treze Porquês, um dos meus livros favoritos. Inclusive estou pensando em relê-lo...
      Quanto às tags: por aqui ficou mais fácil de encontrar. Já tentou nas papelarias? Qualquer coisa tenta marcar com marca-texto (isto é, se você tiver coragem :P)

      Excluir