sexta-feira, 12 de outubro de 2012

A Very Potter Post

“Eu comecei a gostar de ler por causa de Harry Potter” é a resposta de 90% dos leitores jovens. Também era a minha resposta padrão, mas depois de muita reflexão devo dizer que não foi o meu caso.

Segundo a minha mãe, eu sempre gostei de ler. Desde cinco aninhos de idade, quando nós viajávamos de ônibus juntas, eu já lia as placas que passavam na estrada. “Restaurante. Hospital. Motel. Mãe, que que é motel?” e “Aww, que gracinha, ela já sabe ler!!” eram frequentes. E aí surgiram os gibis, as Recreios, os manuais de jogos de tabuleiro (sim, eu era this louca) etc etc etc. Eu literalmente lia tudo que aparecesse na minha frente.

Depois, fui apresentada à Biblioteca. Ah, a Biblioteca! Livros do Pedro Bandeira, coleção Vagalume e então o Diário da Princesa. Como eu era feliz naquele lugar. Pra vocês terem uma idéia, eu acordava cedo (e vamos esclarecer que cedo é cedo. Seis horas da manhã cedo) num DOMINGO pra visitar a Biblioteca porque era esse o horário que os jogos e livros infantis ficavam disponíveis. Época feliz. Vale dizer também que fui apresentada a esse lugarzinho maravilhoso por uma professora, que teve grande parte da culpa por esse meu amor literário.

E aí, então, um dia minha vizinha diz “vamos ao cinema assistir o filme do bruxinho?” e eu fui feliz da vida. Blablablá, me apaixonei pela história, me apaixonei pelo Daniel, me apaixonei por todo mundo, mas vamos lá, eu tinha (pausa para fazer as contas) sete anos, não fazia idéia que a possibilidade de existirem LIVROS dos FILMES era possível. Pra mim livro era livro e filme era filme, ponto.

E aí alguém vem com essa informação de que existiam livros de Harry Potter e as minhas reações foram: 1)   É? Mas falam sobre o quê? (bobinha, bobinha) 2)   Ahhh, os livros vieram antes do filme? E tem mais livro de filme que não lançou!! QUE LEGAL. (mas só isso, não tinha vindo o desejo de lê-los ainda) e  3)   Eu pensava que os livros eram pretos, de capa dura e com efeitos ~mágicos~. Então imaginem o tamanho da minha decepção quando peguei a Pedra Filosofal pela primeira vez e vi aquela capa desenhadinha, colorididinha, brilhosinha.

Mas tá, dei uma chance para o coitado. E aí, meus caros, não teve mais jeito. Fui apresentada quase nessa mesma época para a internet e BOOM, fandom. Depois de ler todos os livros lançados até o momento, era um tal de fanfic pra cá, teorias e rumores pra lá (sim, isso era uma comunidade e eu fazia parte dela), tentar abrir a porta mágica do site da J.K. Rowling pra lá e mais de mil etc etc etc.

Gostaria de dizer que fantasia não é meu estilo literário favorito. Já comecei a ler Nárnia duas vezes, desisti. Mesma coisa com Senhor dos Anéis. Não é que é chato, é só que não faz parte da minha preferência na hora de escolher livros. E aí eu não sei se foi a idade, ou se o mundo que a Rowling criou é realmente muito bom, ou sei lá. Só sei que eu vivi Harry Potter INTENSAMENTE. Eu costumo dizer que Harry Potter se tornou o que se tornou não só pela história, mas pelo o que a época/geração Harry Potter foi. Claro que os livros são maravilhosos, claro que a Rowling é um GÊNIO, claro que blábláblá, isso todo mundo sabe. Mas existe gente que fala “ai, não vejo graça em Harry Potter” e eu não discuto com essas pessoas, porque além delas não terem lido os livros, elas não viveram o que quem acompanhou a série viveu. Foi a espera pelos livros, foram as teorias, foram as fanfics, foram os sites de notícias, foram os filmes, foram as pré-estréias, foram os amigos feitos, foram os encontros de fãs, foram as contagens, foram as vezes tentando abrir a maldita porta do site, foi tudo isso e mais um monte, foi isso que tornou Harry Potter especial pra quem leu e viveu Harry Potter.

*lágrimas*

Tá, divaguei demais, o post nem era sobre isso. Falei isso tudo só  pra compartilhar a minha MAIS NOVA LINDA E PERFEITA COLEÇÃO



Não, sério gente, não são lindos? =( Apenas apaixonada. Mas ter a coleção com as capas normais e as brancas ainda não é suficiente. Tô pensando em comprar hardcover em inglês. É, eu sei, é, é a mesma história. Isso, o mesmo conteúdo. Não, nada diferente. Isso, só muda as capas. Não, nada mesmo. Isso, só as capas. As capas. ISSO. AS CAPAS. TÁ MÃE ME DEIXA O DINHEIRO É MEU.

E vocês, quantas coleções de Harry Potter têm? Compartilhem! :D

5 comentários:

  1. Conheci Harry Potter com 8 anos, mais ou menos. E pra falar a verdade, lembro de ter falado na hora que a Minerva se transformou de gato para humano na primeira cena de HP: Ai, que estranho. Sim, eu era louca. Me apaixonei pelos livros, pelos filmes, cada choro valeu a pena, cada madrugada lendo, pesquisando coisas sobre, também. E aquela tensão de ler o último livro traduzido na internet?
    Ahhh, que saudade das comunidades! Harry Potter Brasil Fics, Teorias e Rumores, Fanfiction.net, trêsvassouras, floreios e borrões... posso citar vários sites que passava madrugadas lendo.
    Minha coleção tem todos os dvds duplos, os livros, um fichario do prisioneiro, uma blusa, umas 15 revistas - e seus respectivos posteres duplos, que me dão uma pena em ter de escolher qual lado pendurar na parede, um album, um cubo mágico, um poster de cinema, um cartão de sapo da helga e um saco de feijoezinhos. Isso que eu lembro de uma época maravilhosa - que ainda vivo - da minha vida.

    ResponderExcluir
  2. Ai que lindooo', eu quero a coleção de colecionador rsrs. Lindooo'.

    ResponderExcluir
  3. Eu me desanimo para ler por causa das páginas brancas u.u E não sei por que, mas nunca tive vontade de ler HP :( Mas eu achei bem legal eles lançarem tudo de novo nessas capas o/
    abç http://descobrindolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Harry s2
    amo amo amo Harry Potter!
    Tenho a edição brasileira tradicional e a hardcover adulta britânica.
    A britânica é a minha favorita, as capas são DIVINAS *-*

    ResponderExcluir
  5. Eu te entendo... Tambem tenho a coleção em portugues e ingles britanico capa dura. Porem do livro 7 eu ganhei a versao americana em capa dura. Como cavalo dado nao se olha os dentes, fiquei muito feliz com o presente e infeliz que nao combinava em nada com a minha coleção. Ai entao... quando um parente foi pra Londres pedi HP7 novo. Infelizmente (novamente) o presente era da edição certa (britanica), mas no formato errado (brochura). Em suma, vou ter q comprar mais um livro 7...

    ResponderExcluir