sábado, 13 de outubro de 2012

Lendo no claro

(E durante o dia. Com uma luminária do lado)

Fazendo as contas, quase 50% dos livros que eu já li na vida fazem parte de séries. Aliás, acho que até mais que isso, mas enfim. Séries são legais porque a) é como se fosse um só livro, dividido em várias partes, o que nos leva a b) você lê pensando “ai meu Deus, esse livro é muito bom, não pode acabar =(“ e aí ele MEIO QUE NÃO ACABA, porque tem a continuação e blábláblá. Então é só você pegar o próximo e agir como se você não tivesse acabado de ficar órfão de um bom livro (não sei vocês, mas eu fico). Temos como exemplo Harry Potter e Desventuras em Série, que são séries tão boas que  eu não me importaria em ler mais 47 livros de cada uma.

E é aí que está. O segredo do sucesso das séries. A palavra chave. O detalhe mínimo que algumas autoras teimam em ignorar. Estão preparados? Tá, vou dizer.


A série tem que ser boa.  


Sim, gafanhotos, aposto que por essa vocês... já esperavam. Sim, pois é um fato óbvio que todas as pessoas da galáxia deviam tomar consciência, incluindo nessa galáxia os autores de séries ruins. MAS ELES NÃO TOMAM. E vão e escrevem continuação. E aí escrevem mais um. E mais um. E no fim a série tem doze livros e não disse nada de diferente do que disse no primeiro.


Sério, por quê? 

Uns cinco anos atrás eu até insistia. Comprava na esperança do “vai que né?” e nunca nézava, e o resultado disso era uma Gabriela mais pobre e frustrada por ter lido um livro chato. Mas eu nem ficava tão triste assim, porque naquela época eu não tinha a quantidade de livros que tenho hoje na infinita lista do Vou Ler Calma Livrinho Não Fique Triste Juro Que Sua Hora Está Chegando E Te Lerei Em Breve, então cada livro lido era um livro lido. Porém, hoje tenho mais livros não lidos do que lidos (tá, isso foi um exagero mas tá quase lá) e é por isso que não me obrigo a ler a continuação de livros que eu não gostei só pela esperança do “vai que né”. A vida é muito curta, minha estante de Vou Ler Calma Livrinho Não Fique Triste Juro Que Sua Hora Está Chegando E Te Lerei Em Breve é muito comprida e eu não tenho tempo a perder. E é por isso que desisti das seguintes séries:

Os Imortais – Primeiro livro = ok, com muito potencial. Segundo livro = MINHA FILHA QUE QUE CE TEM NA CABEÇA COMO ASSIM O QUE FOI ESSE FINAL?? (Essa, na verdade, eu tenho os quatro primeiros e só li até o segundo. Mas já me decidi que não vou insistir. Então, é, alguém quer trocar?)

Morada da Noite - essa até que eu insisti bem. Li até esse último que foi lançado no Brasil e, apesar de ser bem fraquinha eu até que gostava. Mas pelo amor de Deus, o que foi esse último livro? As autoras gastaram, sei lá, 400 páginas pra não dizer NADA. Absolutamente NADA. A única coisa que aconteceu foi um ritual. Nas duas últimas páginas do livro. Não, não adianta, não insisto mais.

Fallen – Não gostei nem do primeiro, pra quê insistir, não é mesmo?

Sussurro – Livros até que bem ok, não li o terceiro por... sei lá. 

E acho que é só. Quer dizer, acho que tem mais, mas esses são os que eu achei relevante citar. Ainda bem que eu não sofro da síndrome “nem gostei tanto assim desse livro mas vou comprar a continuação só porque vai ficar bonitinho todos juntos na estante”. Mas compro livros repetidos só por causa da capa. Vai entender.

4 comentários:

  1. Ah, mês passado eu comprei o box com todos os livros da coleção "Imortais", ainda não os li, mas, agora, fiquei com um pé atrás, hehehehe.
    Mas, vamos lá! Eu vou dar uma chance para a série.

    ResponderExcluir
  2. Estou exatamente na mesma situação que você com relação a Morada da Noite e Os Imortais! Li até o segundo de Os Imortais e fiquei tão 'wtf????' com o final que comecei a ler o terceiro NA MESMA HORA. Mas o começo do terceiro tava tão 'bléh' que desisti rapidinho e não tenho ânimo nenhum pra voltar a ler. E como eu tenho a coleção toda, que comprei de uma vez só, estou num dilema sobre o que fazer. Tenho dó de vender/trocar/doar porque fico pensando que "vai que um dia dá vontade?".
    E Morada da Noite eu li os três primeiros e, ok, gostei bastante da história, é bem criativa e tudo. Mas aí no segundo e no terceiro livro as autoras enrolaram tanto, não foi acontecendo quase nada aí chegava no final do livro e as autoras deviam pensar "AI MEU DEUS TENHO QUE FAZER ACONTECER ALGUMA COISA SOCORRO O QUE???? JÁ SEI, VAMOS FAZER UM RITUAL E AÍ VAI ACONTECER ALGUMA COISA SUPER FODA Q TAL???!!!!". E aí só nas últimas 25 páginas do livro acontecem mil coisas + um ritual, sendo que sempre fica um mistério pra dar vontade de ler o próximo. Tenho certeza que se eu tivesse os outros livros eu leria, mas eu não to muito animada para comprar mais, não. Se o livro aparecer na minha mão, ok, eu leio, até porque a leitura é super rápida. Mas se não, de boa, não to fazendo questão de terminar essa série, não...

    ResponderExcluir
  3. já perdi as contas de quantas sagas eu abandonei e sussurro não continuei a ler por pura preguiça, os imortais eu nem terminei o primeiro pensa numa mocinha chata

    ResponderExcluir
  4. Na série da Morada da noite as autoras ficaram tao sem assunto e enredo pra por no livro que do nada um personagem mudava a personalidade coompletamente, só pra sair do foco principal e entrar outro. MT ruim isso, mas continuo insistindo, só me falta o nono!

    ResponderExcluir