quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Sua opinião: Just One Day












Que Se Eu Ficar, da Gayle Forman é um sucesso mundial todo mundo já sabe. Mas e as outras obras da autora? Será que são tão boas quanto? Vocês já conferiram a minha opinião sobre Just One Day aqui. Mas agora o que eu quero saber é: e a opinião de vocês? Qual foi? Para isso, o Mais um Capítulo entrou em contato com alguns leitores e pediu para que eles dividissem conosco suas impressões: gostou, não gostou, se identificou, odiou? Vem conferir! Antes, um breve resumo da história caso você não faça ideia do que estamos falando:

Em Just One Day, Allyson conhece Willem em sua viagem pela Europa. Enquanto Allyson é certinha, Willem é um espírito livre viajante. Willem a convida a deixar a mesmice de sua vida e juntar-se a ele em uma visita à Paris, por apenas um dia. Só tem um problema: faz menos de 24 horas que os dois se conhecem. E mesmo assim ela aceita. Juntos, eles vivem um dia intenso, que terá consequências permanentes na vida de ambos. 




Para Amanda Silva, Just One Day fala sobre viagens. Mas não apenas a viagem tradicional, onde você pega um avião e decola para outro país. Em sua opinião, o livro fala principalmente sobre uma viagem pessoal, uma caminhada em busca de conhecer a si mesmo, que é o que acontece com a personagem Allyson. Para Amanda, esse é um importante diferencial do livro, que brinca e mistura os dois significados da palavra descoberta

Já a Karina dos Santos me contou que a leitura lhe lembrou do filme Before Sunset. (Olha, eu nunca assisti, mas esse filme recebe tantos elogios que eu já preparei minha pipoca pra conferir!). Pra ela, o livro é daqueles que nos fazem acreditar em conexões instantâneas de almas e na realização súbita do que realmente faz falta. Sabe quando tem alguma coisa que incomoda mas você não percebe o que é, até que encontra aquela pessoa que traduz seus pensamentos em ações e no jeito de ser e de repente você vê o que estava faltando? Foi mais ou menos essa a impressão que a Karina teve do livro. 

A Letícia Oliveira amou o livro e nos explica o porquê. Para ela, Just One Day é uma história de amor. Mas não um amor comum, pelo outro, mas sim um amor próprio: amor por você e pelas suas escolhas. Amor pelas pessoas que você pode encontrar no caminho. Para ela, a Allyson é real mesmo durante a transformação que a personagem sofre no livro, e tudo o que a personagem sentiu a Letícia sentiu também. Ela ainda nos contou que Just One Day causou uma dor enorme nela, que nem a continuação do livro pode causar. Letícia ainda completa dizendo que Willem muda a vida de Allyson mesmo sem estar com ela, e que a transformação da Allyson é tão bonita e profunda que fez a garota amar o livro do começo ao fim. 

Para a Ane Venãncio, a autora conseguiu criar um livro que fala sobre a vida, sem focar em roteiros e rotinas, e sim na vida que acontece quando a gente não está planejando, quando nos permitimos vivenciar os acasos e coincidências de maneira plena. Para ela, é um livro intenso, apaixonante e cheio de reviravoltas. E, é claro, um livro para se ler em um dia (hehe, sacaram o trocadilho?). Assim como a Letícia, disse que a história é tão envolvente que os nossos sentimentos por vezes acabam por se confundir com os dos personagens. 

Mas como nem tudo são flores... A Mari Ramos não curtiu muito o livro e conta quais foram os motivos para tal. Primeiramente, diz que a ideia de um livro que fugiria da mesmice, com uma viagem que se tornaria aventureira com uma pitada de romance realmente chamou sua atenção. Disse que o livro começa bem e até tem um final maneiro, mas que o meio enrola demais e esse foi um dos motivos que a fizeram desgostar da leitura. Mas a sua crítica principal é a seguinte: na sua opinião, a autora cria uma super expectativa no final de Just One Day e não cumpre com o esperado na continuação do livro. Será? Agora eu tô doida pra ler a continuação e descobrir se eu tenho a mesma opinião que a Mari ou não. 
 
Adorei ler as opiniões de vocês, meninas! Obrigada pela participação. Algumas palavras em relação a esse livro foram tão doces que até me emocionaram, de verdade. Espero que tenham gostado de colaborar com esse post super especial. <3 E pra quem se interessou e quer entrar em contato com alguma delas, é só clicar no nome e você será redirecionado para uma de suas redes sociais.

E você, já leu? Gostou, não gostou? Conta aí nos comentários qual foi a sua opinião. Beijo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário