terça-feira, 23 de julho de 2013

Resenha: Como eu era antes de você

"Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Trabalha como garçonete num café, um emprego que não paga muito, mas ajuda nas despesas, e namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe. Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. Tudo parece pequeno e sem graça para ele, que sabe exatamente como dar um fim a esse sentimento. O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro. Como eu era antes de você é uma história de amor e uma história de família, mas acima de tudo é uma história sobre a coragem e o esforço necessários para retomar a vida quando tudo parece acabado"  (retirado do skoob)

Louisa Clark leva uma vida pacata. Mora com os pais, a irmã e o sobrinho, trabalha num café local, namora um cara legal. Tudo vai muito bem, obrigada, em sua vida até que não vai mais. Lou é despedida do café sem mais nem menos, e como trabalhou naquele lugar por toda a sua vida, nunca se especializou nem estudou algo que a possibilitasse de arrumar outro emprego logo. Pra melhorar a situação, seu pai fica desempregado e sua irmã decide que vai voltar a estudar, ou seja, todos dependem da renda de Lou.

Depois de muitas entrevistas de emprego mal sucedidas, ela acaba aceitando um que ninguém esperava – por seis meses, Lou será a cuidadora assistente de Will Traynor, rapaz rico e mal humorado, que após ter sido atropelado por uma moto está preso a uma cadeira de rodas há quase dois anos. Antes bem humorado, ativo e aventureiro, Will hoje espalha mal humor por onde passa, devido sua condição limitada.

Quando começa a trabalhar para Will, Lou mal o suporta; ele a trata mal, é sarcástico e irônico e evita ser educado. Com o passar dos dias, os dois vão percebendo que tem muitas coisas em comum e que podem se dar muito bem. Desde o acidente Will perdeu a vontade de viver e Louisa tenta de todas as maneiras fazer com que ele veja a beleza na vida novamente– desde idas à um hipódromo (Will odeia cavalos) até uma viagem dos sonhos.

Esse é o segundo livro da autora pela editora Intrínseca, porém é o primeiro que eu leio (mesmo tendo A Última Carta de Amor faz meses aqui na minha estante). A maioria das pessoas que leram os dois dizem preferir o segundo. Apesar de estar lendo o primeiro no momento, já posso adiantar que a narrativa da autora flui bem em ambas as histórias. A linguagem é fácil e a estória prende de uma maneira muito gostosa. Os personagens são bem definidos com suas características próprias e a estória como um todo convence. Tive um pequeno problema com o final, que não me convenceu muito – e não porque não achei real, apenas não gostei do modo como foi narrado.

Como um todo, é um livro ótimo e que mexe conosco. Tem partes divertidas e partes tristes, então agrada a todos os gostos. Vai emocionar e te fazer repensar algumas atitudes. E ESSA CAPA. É LINDA. ESTOU APAIXONADA. Recomendo! Leiam e venham me contar depois se gostaram =)

(Como eu disse anteriormente, estou lendo A Última Carta de Amor da mesma autora no momento. Em breve venho resenhar!)

Como eu era antes de você, por Jojo Moyes
ISBN: 9788580573299
Editora: Intrínseca
Páginas: 318

2 comentários:

  1. Oi Gabi :)

    Meu deus eu ameei esse livro, já li a última carta de amor e não curti muito por isso fiquei com medo de ler esse, mas confesso que amei fiz resenha e me emocionei kkkk, beijos !!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  2. Eu to com muita vontade de ler esse livro. Todas as resenhas que li eram positivas, aí fica difícil hahaha Mas nunca li nada dessa mesma autoria...

    www.resenhasealgomais.com.br

    ResponderExcluir