quinta-feira, 25 de julho de 2013

Sobre livros maravilhosos e resenha de Extremamente Alto e Incrivelmente Perto

Como alguns de vocês devem saber, eu uso tags para marcar meus quotes favoritos. Tags são aquelas paradinhas coloridas, estilo post-it só que mais fininhas. Frases marcantes, diálogos engraçados, tudo isso e mais um pouco recebe uma tag coloridinha (falei mais sobre isso aqui). Alguns livros na minha estante tem mais tags do que o recomendado (vide Will Grayson, Will Grayson e o Teorema Katherine, que eu postei uma foto lá no nosso Instagram). Agora: o que fazer quando o livro é maravilhoso do começo ao fim e fazer uma marcação em cada linha não é viável? Sim, os mais espertinhos já desvendaram: foi o caso de Extremamente Alto e Incrivelmente Perto. Foi também o caso de A Mulher do Viajante no Tempo, que eu marquei um total de zero tags. E não por não ser bom, mas exatamente pelo contrário: o livro é tão tão tão bom que o ideal seria providenciar uma só tag gigante e envolver o livro com ela. Esses livros são tão poéticos, inspirados e bons que marcar uma frase ou outra não dá, seria injusto com todas as outras. 

Uma coisa que eu reparei foi que todos os livros que eu não marquei nada ou marquei pouco foram exatamente os livros que eu mais adiei a leitura pois tinha certeza que iria amar antes mesmo de começar a ler. Foi o caso de A Mulher do Viajante no Tempo, A Guardiã da Minha Irmã e Extremamente Alto e Incrivelmente Perto. E falando nele...

"Nunca é possível reconhecer o último momento de felicidade que antecede uma tragédia. Seja ela o ataque às torres do World Trade Center, seja o cruel bombardeio aliado sobre Dresden, que arrasou a cidade e a população civil da histórica cidade alemã na Segunda Guerra Mundial. Portanto, dificilmente há tempo de verbalizar o amor que se sente pelas pessoas próximas que, por um golpe do destino, tornam-se distantes. Esta constatação e os dois acontecimentos históricos guiam 'Extremamente alto & incrivelmente perto'. O principal narrador do livro, Oskar, é um menino extremamente inteligente de 9 anos de idade, sofre com a morte do pai, uma das vítimas do ataque ao World Trade Center, que estava no local da tragédia por um mero acaso - uma reunião no Windows of the World, o restaurante no último andar de uma das torres. A dor de Oskar não vem só da perda, mas do fato de julgar ser o único a ouvir as últimas palavras emitidas pelo pai, deixadas numa secretária eletrônica"

Oskar é um menino um tanto quanto diferente. É inventor, desenhista, fabricante de joias, vegan, origamista, astrônomo amador, colecionador de moedas raras e uma porrada de outras coisas tão interessantes quanto. Ah, e esqueci de dizer: ele tem apenas nove anos. Mora com a Mãe e vive perto da Vó desde que o Pai morreu no atentado de 11 de setembro ao World Trade Center. É assim, desse jeito com letras maiúsculas que ele se refere aos mesmos. Um dia, fuçando nas coisas do Pai, Oskar encontra um vaso. E dentro do vaso, um envelope. E dentro do envelope, uma chave. E de quem será essa chave? O que ela abre? Qual a sua importância? Ele decide então descobrir por si só, tendo como única pista a palavra “Black” escrita em caneta vermelha no verso do envelope. Oskar decide então visitar todas as pessoas com sobrenome Black da cidade de Nova Iorque perguntando-lhes se a chave lhes é familiar.

E é isso o que eu posso dizer sem soltar muitos spoilers. Algumas pessoas podem conhecer a história pelo filme homônimo, que foi a maneira como eu descobri o livro, na verdade. O filme me tocou de tal maneira que eu tive que ir atrás do livro. Um fato interessante é que mesmo sem nunca ter ouvido falar da história, enquanto eu assistia ao filme ficava repetindo “aposto que foi baseado em um livro”, nem sei bem porquê. Bom, pelo tanto que me estendi acho que não é preciso dizer que se tornou um dos meus favoritos, certo? Ao contrário de A Mulher do Viajante no Tempo, marquei duas frases com tags nesse livro, mas por estarem dentro de um contexto não faria sentido coloca-las aqui como quote. E o que mais eu posso dizer para convencê-los? Hmm, vejamos.

O livro é contado por vários personagens, e cada um deles tem seu capítulo escrito de maneira particular. Oskar é uma criança e não dá para negar que sua escrita é infantil. Já os capítulos narrados por adultos contém escritas mais madura, porém com diferenças singulares que condizem com suas personalidades. O livro é todo ilustrado, rabiscado, fotografado. Em sua busca pelo dono da chave, Oskar fotografa tudo que lhe chama atenção e isso é registrado no livro. Vou deixar algumas fotos lá no instagram pra vocês terem uma ideia!

E, por fim: é um livro maravilhoso. Daqueles com poucas tags porque não existem tags suficientes no mundo. Daqueles que te fazem querer abraçar o autor. Pra ter na estante e mostrar pros filhos. O livro é meio carinho (na faixa de cinquenta reais) mas vale cada centavo. Apenas me prometam que lerão e depois virão me contar o que acharam.


Extremamente Alto e Incrivelmente Perto, por Jonathan Safran Foer
ISBN: 8532520561
Editora: Rocco
Páginas: 360


3 comentários:

  1. Oi Gabi :)

    Estou lendo esse livro e confesso que apesar de estar confuso estou curtindo bastante a leitura, termino hoje, beijos !!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela resenha! Agora deu vontade de ler (:

    http://everythingihateintheworld.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Um dos melhores que já li...
    É MARAVILHOSO!!!!!!

    ResponderExcluir