sábado, 3 de agosto de 2013

Resenha: Bling Ring, a gangue de Hollywood

Entre 2008 e 2009, as residências de Lindsay Lohan, Orlando Bloom, Paris Hilton e diversas outras celebridades foram invadidas e saqueadas. Os ladrões, um grupo de jovens criados em um endinheirado subúrbio de Los Angeles, levaram o equivalente a 3 milhões de dólares em joias, dinheiro e artigos de grife, como relógios Rolex, bolsas Louis Vuitton, perfumes Chanel e jaquetas Diane von Furstenberg. As notícias surpreendentes sobre o caso chocaram Hollywood e intrigaram o mundo. Por que esses garotos, que em nada correspondiam à tradicional imagem dos bandidos, realizaram crimes tão ousados?

A jornalista Nancy Jo Sales entrevistou todos os envolvidos, incluindo os pais e os advogados dos jovens, e até mesmo as celebridades que sofreram os assaltos. Em Bling Ring: a gangue de Hollywood, ela apresenta todos os detalhes de uma das quadrilhas mais audaciosas de nossos tempos. A história real também inspirou o filme de Sofia Coppola, estrelado por Emma Watson. (retirado do skoob)

O mundo é dividido em dois grupos: o das pessoas normais e o das pessoas famosas. O primeiro grupo sonha em viver como o segundo, e vice-versa. Quem não daria tudo para fazer parte de entregas de Oscar, usar roupas de grifes famosas e dar autógrafos nas ruas? Por outro lado, que famoso não gostaria de ser capaz de ir na padaria sem ter um milhão de paparazzi na sua cola? Praticamente todas as pessoas, em algum momento de suas vidas, sonharam em ser reconhecidas. E se essa linha que diferencia pessoas normais de famosos fosse ultrapassada?

Entre 2008 e 2009 um grupo de adolescentes criou uma gangue que invadia casas de famosos e fazia a limpa, que ficou conhecida como Bling Ring. Nas palavras deles, eles “iam às compras”. Escolhiam a vítima, procuravam o endereço da casa no Google Maps, tentavam sondar pelas redes sociais se os donos se encontrariam em casa (tarefa muito fácil graças ao Twitter. Alguém aí conhece um artista que não divulgue onde estará à noite por tweets?) e simplesmente invadiam e levavam tudo que lhes fosse agradável. Levavam também dinheiro, quando encontravam, mas o foco eram roupas, joias, relógios, chapéus, e em casos mais extremos até mesmo tapetes e obras de arte (!!!). E o que eles faziam com o que roubavam? Quem achou que vendiam se enganou. Eles usavam, na maior cara de pau. Podemos dizer então que a linha foi ultrapassada nesse momento, quando “pessoas normais” decidem que podem invadir e roubar famosos só porque estes “tem dinheiro e podem substituir” os artigos roubados.

A autora do livro, Nancy Jo Sales é a jornalista que cobriu o caso que aconteceu em Hollywood (sim, isso realmente aconteceu e o livro é baseado em fatos reais!). Nancy se questiona em diversos capítulos do livro o que leva jovens ricos, bonitos e populares a roubar famosos. Uma vez que não é pelo dinheiro, pois todos eles viviam bem e não precisavam do donheiro roubado, só podia ser por acreditarem que usando roupas de artistas famosos se tornariam então eles próprios famosos. A vontade de fazer parte daquele círculo era tão grande e o desejo de tornar-se alguém era tanto que lhes pareceu um direito ter aquelas coisas. E então eles pegaram. Fim.

Lindsay Lohan, Paris Hilton, Orlando Bloom, Rachel Bilson e Megan Fox foram apenas algumas das vítimas. Estima-se que o valor das coisas roubadas some a quantia de três milhões de dólares. Alguns objetos foram recuperados e devolvidos aos donos legítimos, mas a maior parte não foi sequer localizada.

A autora faz uma crítica sobre a juventude atual tentando entender os motivos que levou a gangue a fazer o que fez. Mídia que vende sexo, pornografia em músicas, comportamentos que antes eram considerados inaceitáveis e que hoje são considerados normais. Estariam as jovens agindo de forma promíscua porque viram artistas agindo assim na televisão ou os artistas se comportam dessa maneira porque é assim que a juventude atual se comporta? Afinal, de quem é a culpa?

O livro é bem descritivo, informativo e tem um teor jornalístico. Me perdi em alguns momentos em meio a tantos personagens – são muitos nomes que compõem a lista de acusados, muitos nomes de vítimas, muita gente. Também achei que faltou uma revisão melhor para o livro. Em algumas frases faltava um artigo, por exemplo, mas nada muito gritante. O livro contém também fotos que ilustram alguns fatos descritos, o que torna a leitura bem legal. Estava super ansiosa para ler o livro e agora eu simplesmente P R E C I S O assistir o filme, que nem chegou no Brasil ainda. Grrrr. Caso vocês não saibam: Emma Watson estrelará o filme. SIM. ESTOU SURTANDO.

Ficou com vontade de ler? Em parceria com a Editora Intrínseca o Mais um Capítulo vai sortear um exemplar do livro para um leitor do blog! Fiquem ligados que a promoção já já entra no ar =)

Bling Ring: a gangue de Hollywood, por Nancy Jo Sales
ISBN: 9788580573596
Editora: Intrínseca
Páginas: 272

4 comentários:

  1. Ótima resenha! Estou louco pra ler esse livro e agora você me deixou com mais vontade ainda. hehe

    ResponderExcluir
  2. Um livro bastante interressante, até pelo fato de Emma Watson estar bem destacada na capa, o que não podemos deixar de mencionar que a mesma é uma ótima atriz. Pretendo lê-lo em breve, a resenha está realmente ótima, estão de parabéns. O site é incrível.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito da resenha e estou louco pra ler o livro. ;A; E ver o filme, mas só depois de ler o livro.

    ResponderExcluir
  4. Minha amiga acabou de comprar o livro e só tô esperando ela terminar para devorá-lo ^.^ Ela não gostou muito da forma como a autora escreve, uma forma mais jornalística e que destoa da realidade narrativa que estava acostumada. Mas já li o primeiro capítulo disponibilizado pela Intrínseca e adorei! O jeito que ela narra é tão impessoal e, ao mesmo tempo, tão marcante e próprio. Quero muito conhecer a história a fundo, a sinopse por si só, já é beeem intrigante!

    ResponderExcluir