domingo, 24 de fevereiro de 2013

Ressaca literária – o que é, de onde vem, para que serve?

Ressaca literária é aquele momento tpm no mundo da literatura, quando você não consegue  ou não tem vontade de ler nada.

Se você, assim como eu, é um leitor assíduo por mais de um ano, já deve ter passado por uma (ou mais) ressaca literária. Estou passando por uma no momento e gente, que saco.

Depois de ler oito livros em janeiro (!!!!) e dois livros maravilhosos em fevereiro (e um não tão maravilhoso assim), eu parei por aí. O último livro que eu li foi A Mulher do Viajante no Tempo, que eu terminei em 14/02 e isso já faz tempo pra caramba!! Desde então não consigo ler nada novo. Tenho em mente alguns fatos que podem ter ocasionado a ressaca, então vou enumerá-los para que vocês fiquem atentos aos sintomas e protejam-se.

1)  Li muitos livros num curto período de tempo

Sei que onze livros não é nada oh! uau! impressionante! mas, para os meus padrões de trabalho/faculdade/textos para a faculdade/livros para a faculdade/opa outro texto para a faculdade, onze acaba por ser um número um tanto quanto alto. E como em janeiro eu estava de férias, e sabia que em fevereiro eu teria muita leitura obrigatória para me ocupar, tentei ler o máximo que eu pude. Então, talvez eu tenha lido tantos livros de uma só vez que o meu cérebro precisa de umas férias. Quem sabe.

2)  Li muitos livros bons!

Não sei se é só comigo, mas quando eu leio um livro bom eu meio que fico “oh-meu-deus-eu-nunca-mais-vou-ler-outro-livro-ESSE-É-O-MELHOR-LIVRO-JÁ-ESCRITO-ESSE-VAI-SER-O-ÚLTIMO-LIVRO-QUE-EU-VOU-LER-NA-VIDA-NADA-SUPERARÁ-ESSE-LIVRO” e aí eu tento pegar outro livro que eu ache que vá gostar tanto quanto o último. E aí, meus caros, acontece que entre esses onze livros que eu li, oito foram extremamente bons! O que acabou nos levando para

3)  O livro que eu estava planejando ler e que passei anos desejando não começou do jeito que eu esperava e eu queria tanto gostar dele e a capa é tão bonita E EU QUERO TANTO GOSTAR DESSE LIVRO :(

Título auto-explicativo. Não vou dizer o nome porque pode trazer azar e eu tenho fé que ainda vou gostar dele. Eu só não comecei ele direito. Dá uma chance pro coitado, Gabriela.


Esses foram os motivos que eu consegui listar. (Também não sei porque, mas esse ano eu comecei a ler muitos livros, lia algumas páginas e aí, do nada, pensava “nahh”, soltava o livro e pegava outro. Não sei o motivo disso. Eu tenho uma teoria, e ela é a seguinte: eu tenho livros aqui há tanto tempo (alguns estão na minha estante há TRÊS ANOS) que eu simplesmente já enjoei da cara deles. Pois é. Então a minha meta no momento é ler os livros que eu tenho há mais tempo, pra me livrar dessa culpa e voltar a ler normalmente)

A verdade é que eu não sei de onde veio essa ressaca, não sei quanto tempo vai durar, não sei para que serve. Como eu já disse em um post passado (ou pelo menos acho que disse), em 2012 eu li mais por obrigação do que por diversão. Mais por “vamo lá Gabriela você precisa atingir sua meta go go go” do que por “uau, esse livro é realmente interessante, vamos ler até acabar!!!” e isso tornou 2012 um ano não tão bom para as leituras. E foi por isso que em 2013 eu prometi a mim mesma que só leria o que eu estivesse a fim. E acontece que no momento, eu querendo ou não, simplesmente não estou a fim de ler, e ponto final. Vocês vão me matar por isso? Por favor não :(

Implorando na chuva para que não me julguem

Antes de mais nada, ler deveria ser uma coisa legal. Enquanto te fizer bem, te entreter e te passar algo bom, tá valendo. Quando for por obrigação, aí não. Até porque existem alguns livros que se você não tá na vibe, você acaba que “lê por ler”, e aí de nada adianta: não aproveitou a leitura, não absorveu nada, e não gostou. Ganhou em número no skoob mas perdeu tempo e diversão. Não tá na vibe de ler? Vai ver um filme ou uma série, jogar imagem & ação, lavar a louça, sei lá. Só não transforme leitura em obrigação, porque senão fica bo-ring e você não ganha nada com isso.


Mais um Capítulo adverte: se o livro te fizer bocejar, mau sinal. 

12 comentários:

  1. Oii
    Sei exatamente o que é isso..ja tive vaaaarias dessa ressaca..e passei por uma recentemente =S
    pego determinado livro começo a ler e paro e digo naaan livro ruim deixo de lado e pego outro..talvez não sejao momento pra "aquele" livro que vc deixou de lado e tempos depois qnd pego ele pra ler de novo eis q me surpreendo e acabo gostando do livro =]
    tô te seguindo!!!

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Pior coisa ler por obrigação! Quando começo um livro e tá ficando chato ou não é aquilo que esperava simplesmente paro, pego outro, espero ~~o clima~~ certo e volto. Ás vezes passo um mes p terminar o livrinho chato ou abandodo (oq e mt dificil).

    Boa sorte ai com a ressaca, abs :D

    http://tediosoc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Tive isso ano passado. Li de uma vez os cinco livros de A Song of Ice and Fire e, puta que pariu, a SAGA DA MINHA VIDA! MELHOR COISA DO MUNDOOOOOOOOOOO! Aí depois cê acha que algum livro me encantava? Que nada :/ Tudo sem gracinha, acabei ficando uns dois meses sem ler nada muito "profundo", só romances e YA-lit. Em compensação, adorei essa coisa mais leve. Talvez seja esse o segredo: mudar a linha do gênero.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hum eu sempre faço isso quando estou de ressaca leio algo totalmente diferente ai passa

      bjos

      Excluir
  4. Aconteceu comigo duas vezes, é muito ruim, em mim foi tão grave que queria vender todos os meus livros, pode isso? kkkk


    clicandolivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa foi grave mesmo, as vezes fico cansada mas nunca quis vender eles não posso abandonar meus bebes rsrs

      bjos

      Excluir
  5. Ola eu te entendo estou de ressaca também faz 3 dias que não leio nada, sei lá não consigo ler, também li muitos livros em pouco tempo acho que foi isso que me deu uma travada mas vou tentar voltar com os livros que queria ler a muito tempo, ah e se você ficar sem ler por muito tempo sossega ninguém tem o direito de te julgar se a leitura for uma obrigação vai ficar chato e desgastante, nesses últimos dias voltei meus esforços pra assistir os seriados que gosto e estou amando isso hehe, nunca vou deixar meus livros mas dar uma respirada ajuda :), ah as vezes quando eu bocejo em cima de um livro é por que já deve ser 3h da manha e preciso dormir mesmo querendo ler mais kkkk

    bjos e amei o post sucesso ao blog

    ResponderExcluir
  6. Oi, Gabriela!
    A terrível ressaca literária... Já sofri muito dela. Chegava um momento que eu pega o livro, sentava e pronto, vou ler, mas nada fluia, era horrível hahaha. Mas as vezes a ressaca é necessária para dar uma revigorada e voltar dela com mais ânimo.

    Beijos,
    Bianca - www.epilogosefinais.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Gabi,

    Eu sempre passo por isso depois que leio algum da saga Hush Hush. É incrivel, é só eu terminar de ler que fico assim: "OMG, OMG, OOOOOOOMG, que livro wonderfull, eu preciso reler ele, agora! Nesse exato momento. Nenhum livro vai ser tão bom quanto esse. Ai, meu Deus não quero ficar um minuto longe desse livro. AAAAAAAAAAAAAAAAAH"
    Daí eu penso que sou uma louca, então pego algum livro pra ler e o que acontece? Uma DPL (Depressão Pós Livro), e não adianta eu fico muuuito tempo sem çer um livro por conta disso.

    XOXO
    Gato Feio - http://ogatofeio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bom?
    Eu sei como é isso, e o pior é que muita gente não entende que você não está naquele momento querendo ler. Às vezes é a TPM, as vezes algum problema pessoal. Aí vem uma pessoa e diz "mas nossa, só leu isso?" AFFFF
    Mereço né ¬¬
    Seu post tá ótimo adorei os gifs, torna tudo mais gracioso né?


    Já conhece o Endless Poem né?
    O blog está de cara nova, e por isso vim te convidar para prestigiá-lo
    Dá uma passadinha por lá e confere!
    Sua presença sempre será muito bem vinda e fique à vontade para comentar sobre tudo por lá!


    http://endless-poem.blogspot.com.br/


    Beijos

    ResponderExcluir