sábado, 18 de outubro de 2014

Lendo em inglês

Desde antes mesmo de criar o blog, uma das perguntas que ouço com mais frequência relacionada ao mundo literário é: “como eu faço para começar a ler livros em inglês?”. Quando eu respondo que é bem simples e fácil as pessoas costumam revirar os olhos e dizer “Ah, é muito difícil”, “eu me sinto insegura/o”, “será que eu consigo mesmo?” e similares. Parei pra pensar sobre o assunto e decidi juntar aqui todas as dicas que eu mesma reuni desde a minha primeira leitura em inglês até o presente momento. Sim, é isso mesmo: aqui vai um manual Como Começar a Ler em Inglês 101. Chega de procrastinar suas leituras porque você acha que não tem capacidade! Juntos venceremos! Yes, we can! *grito de guerra* 


Em primeiro lugar: não é tão difícil. Não importa se você é iniciante no idioma ou avançado, se você nunca leu um livro em inglês terá que começar de algum lugar uma hora ou outra. Não adianta ter medo do livro, ele não vai te engolir! O máximo que vai acontecer é... você não entender nada. Por isso não desista antes mesmo de começar! Comece pelos livros mais fáceis. Não tente começar por um clássico, por exemplo. Fala sério, eles são difíceis até mesmo em português. Está em dúvida em qual livro escolher? Eu tenho algumas técnicas, escolhe a que mais te agradar e vamos em frente! 

ESCOLHENDO O LIVRO

Ok, não será um clássico. Mas qual livro escolher?

Comece lendo algo que você goste. Sabe qual foi o momento “uau, eu entendo inglês!” da minha vida? Quando li um texto inteiro no idioma sobre a minha banda favorita. Eu fiquei tipo “MÃE EU LI UM TEXTO INTEIRINHO EM INGLÊS E ENTENDI TODAS AS PALAVRAS MEU DEUS EU SOU QUASE AMERICANA!!!”. Se você gosta do assunto que vai ler, é capaz de já estar acostumado com alguns termos/personagens. E isso é ótimo! Um livro da sua banda favorita, talvez? Um livro de culinária se você ama cozinhar? A biografia do seu artista preferido? As possibilidades são infinitas e, de quebra, muito divertidas.

Ok, mas eu não tenho coisas favoritas e quero começar por um livro ~de verdade~. O que eu leio? Como eu já disse, comece pelos fáceis: gibis da Mônica e livros infantis são ótimos. Eu, particularmente, sou super fã de Turma da Mônica então amo ler os gibis em inglês. O legal é que tem um mini glossário no final com algumas palavras mais difíceis, então se você ficar com alguma dúvida pode dar uma olhadinha no final. Sem contar que o vocabulário em geral é bem fácil e gostoso. E sobre os livros infantis... eu amo. Amo, gente! Querido Diário Otário, os livros infantis do David Walliams (Vovó Vigarista, por

exemplo) e por aí vai... sou completamente apaixonada. Então deixa o preconceito pra lá e escolhe uma dessas histórias, que além de serem fáceis para iniciantes, são puro amor.

Não tem algo favorito e não quer ler “livro de criança”? Leia a contracapa. Sabe aquela sinopse que vem na parte de trás do livro? Geralmente eu não leio ali por motivos de spoiler, mas nesse caso eu super indico. Escolha um livro que queira ler e leia aquela parte em inglês. Não entendeu nada? Ótimo, troque de livro. Entendeu algumas poucas coisas? Troque de livro. Entendeu metade? Troque de livro. Quando achar uma sinopse que você leia e entenda 90% das palavras e deduza as outras pelo contexto, yay, você achou o livro certo! 


Não importa qual das técnicas você siga para escolher seu primeiro livro em inglês: priorize livros mais curtos. Leituras em inglês costumam levar mais tempo no início, pela falta de costume. Se você escolher um livro muito grande é capaz de desanimar e acabar desistindo no meio da leitura.

Mas se mesmo assim você não consegue se decidir por qual livro escolher por insegurança de não entender, seja por não confiar no seu nível de inglês ou por esta ser a sua primeira leitura no idioma, talvez seja melhor você começar lendo uma continuação de um livro que já leu em português. Sabe aquele livro que você leu e amou, adorou, idolatrou e precisa ler a continuação o mais rápido possível? Leia em inglês! A vantagem é que você já conhece o ambiente, os personagens e a escrita do autor, o que vai facilitar (e muito) a compreensão. E se você não gosta de séries, pode reler um livro que já leu em português. Escolha, preferencialmente, um livro que leu há um tempinho. Assim, você já sabe o que acontecer e não vai ficar perdido na leitura e ao mesmo tempo não fica uma coisa repetitiva porque você não acabou de ler. Bingo!

OK, LIVRO ESCOLHIDO. E AGORA?

Você finalmente escolheu o livro, começou a ler e... não tá entendendo. O que fazer? Trocar de livro? Procurar tudo o que não entender no dicionário? Na verdade, o que eu recomendo é somente procurar a palavra no dicionário se ela aparecer no mínimo três vezes durante a leitura. Na primeira vez que uma palavra desconhecida aparece você pode tentar deduzir pelo contexto. Não entendeu? Continue lendo. Na segunda vez que ela surge, você tem um segundo contexto, o que pode facilitar a compreensão. Mesmo assim não entendeu e a palavra apareceu uma terceira vez? Aí sim você procura o significado no dicionário. Eu prefiro procurar o significado em inglês mesmo, mas se você estiver com pressa pode optar pela tradução também.

E se além de se divertir lendo você também pretende aprender um pouquinho mais do idioma, é uma boa ideia manter um caderninho onde você possa anotar palavras/expressões legais que descobrir no livro. Acaba atrasando um pouquinho a leitura mas ainda assim eu acho que vale a pena. Uma vez que você anota somente as palavras que te chamam atenção, é capaz que você lembre-se delas quando precisar, aumentando assim o seu vocabulário. E-readers e audio-books também são ótimos se o seu objetivo é aprender. Com o e-reader você tem a facilidade do dicionário a um toque de distância (literalmente). Já com o audio-book, uma ideia interessante é ler o livro físico enquanto escuta ao áudio, ambos em inglês. Dessa forma você tem a vantagem de aprender também a pronúncia das palavras. 

Outro jeito de se aventurar na leitura é ler, ao mesmo tempo, capítulos em inglês e em português. Calma, eu explico: assim que acabar de ler o capítulo em inglês, releia o mesmo capítulo na versão em português. É claro que isso só funciona se você possuir duas versões do mesmo livro. É uma boa dica para quem ainda está inseguro com o nível de entendimento mas que mesmo assim não quer um livro muito bobo ou fácil.

Muitas vezes você vai sentir-se perdido e é normal. Lembre-se: O importante realmente é entender a ideia, e não o livro inteiro palavra por palavra. Fala a verdade, você sabe o significado de todas as palavras que encontra em um livro em português? Não caia na besteira de tentar entender 100% das palavras, ou você vai se frustrar e perder tempo. Está lendo um parágrafo, procurou as palavras no dicionário e mesmo assim não entendeu bulhufas? Faz umas deduções do contexto e bola pra frente.
  

EBA, TERMINEI O LIVRO!

Parabéns! Não foi tão difícil, né?!

Se você quiser enriquecer ainda mais a sua experiência, pode procurar assistir a versão cinematográfica do livro lido (isso se existir, é claro). E com as legendas em inglês, eim? Pode ser que aconteça de a história do filme estar completamente diferente da encontrada no livro, mas mesmo assim é legal porque você vai ver algumas coisas iguaizinhas e pensar “caraca, então eu entendi certo, era isso mesmo!!”. E se não existir um filme ou uma série do livro que você acabou de ler? Se você ainda está com dúvidas se realmente entendeu o contexto corretamente, você pode reler o livro em português. Confesso que eu já fiz isso algumas vezes porque achava que havia perdido algumas partes da história e, na maioria das vezes, a minha dedução e interpretação estavam corretas. Uhul!

E a última e melhor dica que eu poderia dar é: sente e leia. Só isso. A verdade é que com o passar do tempo a leitura fica muito mais fácil e fluída, então não se preocupe se a primeira experiência for meio turbulenta. Não tenha medo de se aventurar! Ler em inglês é muito mais fácil do que parece. Achou que uma leitura seria fácil mas está tendo dificuldades? Troque de livro! Quer muito ler um livro xis mas está com medo de ter dificuldades? Arrisque! O importante é que você aproveite a leitura e não a faça de maneira arrastada.

Pessoalmente, o primeiro livro que eu li em inglês foi The Ersatz Elevator, de Desventuras em Série. Me surpreendi com quão fácil foi a leitura e decidi escolher um livro um pouco mais difícil para a segunda vez: Delirium, da Lauren Oliver. Resultado? Não entendi, não gostei da experiência, não gostei do livro. E você quer saber? Acontece. Reli em português, gostei um pouquinho mais e é isso aí. Bola pra frente que tem mais livro em inglês querendo ser lido.
Me contem nos comentários se resolverem ler seguindo essas dicas. Compartilhem o que deu certo e o que não deu, eu vou adorar saber. Boa leitura. Beijo! <3

9 comentários:

  1. Parabéns pelo post, muito bom. Além de informativo é engraçado. :)

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o post, eu comecei por curiosidade quando lançaram o Monica's Gang, nem tinha pretensão de ler livros LIVROS OBRAS UHUUUL em ingles, foi mais pra estudar por conta. Depois comecei a ler blogs, até que entã encarei um ebook consegui ler todo, entendi e: agora vou comprar paperbacks.

    Tinha um medo com lançamentos e tal mas a maioria dos young adult tem uma linguagem acessivel, mas clássico e ficção científica requerem mesmo um tempo e nível maiores, dá p ler mas vai demorar um pouco na obra.

    Abs

    http://tediosoc.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, gibis são só amor, né? Tanto em português quanto em inglês, hehe. E sim, você tem razão: maioria dos ya tem um inglês de nível beeeeeem fácil, são ÓTIMOS pra quem quer começar a ler no idioma. Obrigada pelo elogio, beijo! :*

      Excluir
  3. Eu nunca li um livro em inglês, e agora eu vejo que posso estar perdendo a oportunidade de aprender e conhecer novas histórias. Eu sempre ficava com receio de não entender a história, mas você foi tipo "a luz no fim do túnel", haha ^~^
    Porque realmente, tem livros em português que em algumas partes eu não entendo bulhufas e não faz falta na leitura. Então, porque me preocupar com isso? :D
    Também não tinha pensado em começar lendo gibis, é uma ótima dica!
    Amei o post, amei as dicas, obrigada :3

    xoxo u.u

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanessa, que amor ler isso! <3
      Fico mais do que feliz em saber que posso ter te dado um incentivo. Gibis são ótimos pra começar porque além do vocabulário bem fácil, ainda tem as figuras que dão aquela ajudinha quando você não entendeu muito bem o balãozinho. Obrigada pelos elogios, você fez meu dia. Beijo! <3 :*

      Excluir
  4. Olá Gabriela, de todos os posts que li sobre livros em inglês, o seu foi o mais rico até agora, suas palavras e o que você explanou passaram-me confiança, como estou começando a aprender/estudar inglês ( a 1 ano atrás odiava inglês ) essas dicas serão de grande ajuda. Como sou iniciante, acredito que começarei a ler o de Extraordinário, já que achei a escrita bem simples.
    P.S: Onde posso comprar livros em inglês? (Lojas Online) Já que moro no interior e não tem livrarias (tristeza).
    :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isa, que ótimo ler isso! Fico muito feliz <3

      Bom, existem algumas lojas internacionais e até mesmo algumas nacionais que vendem livros no idioma. Posso indicar Book Depository e Better World Books como lojas lá de fora que entregam aqui no Brasil. Uma vantagem é que o catálogo é bem maior, e aí você terá mais opções. Mas o problema é que costuma demorar um pouquinho pro seu livro chega - uma média de 2 meses. Eu nunca comprei nessas lojas mas pretendo fazer muito em breve, e conheço muita gente que compra lá e nunca deu nenhum tipo de problema.

      Mas os meus livros em inglês vou te confessar que comprei em lojas brasileiras mesmo. Saraiva, Livraria Cultura, até no Submarino você encontra uma coisa ou outra. Gosto bastante da Cultura, eles tem bastante variedade, não demoram tanto assim pra entregar e o preço muitas vezes vale a pena.

      Espero que coloque as dicas em prática mesmo, hein? Depois vem aqui contar o resultado, por favor. <3 Beijo! :*

      Excluir
    2. Olá Gabriela, vou colocar as dicas em prática sim, estou só esperando fazer o ENEM para começar a ler, ao terminar o livro irei lhe contar o resultado.
      Ah e o meu livro escolhido foi Wonder [R. J. Palacio] já que consegui achar em ebook. :*

      Excluir