terça-feira, 19 de agosto de 2014

Bienal Internacional do livro SP

Estamos a poucos dias do maior evento literário do país! COMO TÁ O CORAÇÃO? Pra ser bem sincera eu estou ansiosa desde a última Bienal em São Paulo. Sério. Eu tô que não me aguento e só de pensar nisso meu coração já acelera. AAAAAAAAAAAHGHRGSHGSLJGHSAFOH!!!

Pra tentar acalmar os nervos (ou não) estou fazendo esse post com algumas dicas, informações e minha wishlist. Lembrando que eu estive em apenas duas edições da feira, então talvez minhas dicas não sejam assim tão inéditas (hehe). Mas enfim. Vamos lá!

(E, GENTE: VAI TER MARCADOR DE PÁGINA DO BLOG!!! SIM!!!)*


INFORMAÇÕES BÁSICAS

A 23ª edição da Bienal Internacional do livro acontecerá entre os dias 22 a 31 de agosto de 2014 - com horário de funcionamento de segunda a sexta-feira das 9h às 22h e aos fins de semana das 10h às 22h - em São Paulo, mais especificamente no Pavilhão de exposições do Anhembi (Av. Olavo Fontoura, 1.209 - Santana - São Paulo/SP CEP: 02012-021). Os ingressos custam R$ 12,00 a inteira. Estudante, professor e quem tem aparelho da Samsung paga meia. Eba!

Para quem vem de São Paulo mesmo, é válido lembrar que são disponibilizados ônibus gratuitos saindo da estação Tietê do metrô. 

Para quem vem de carro, assim como eu, existe um estacionamento da Bienal. Já deixei o carro antes lá e foi tudo tranquilo. O preço é de R$ 40,00 por carro/van, R$ 30,00 motos, R$ 70,00 ônibus e micro-ônibus e R$ 120,00 caminhões (quem vai para a Bienal do Livro de caminhão?)

Todas as informações acima foram encontradas no site da Bienal. Para mais informações é só acessa-lo, ou acompanhar as redes sociais (facebook, twitter, instagram e mais). Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOs e Android. =)

DICAS 
Aqui vou deixar minhas dicas pessoais baseadas nas minhas experiências prévias com a Bienal.
 
Em primeiro lugar: vá confortável. Sei que parece óbvio, mas não custa nada lembrar. Se você, assim como eu, pretende chegar antes dos portões abrirem e só sair quando varrerem seus pés pra fora, talvez aquele seu tênis velhinho e nem tão bonito mas super confortável seja a melhor opção. 

Leve uma garrafa d'água. Não sei vocês, mas eu estou sempre com sede e se eu não tenho certeza quando será a próxima vez que eu poderei beber água parece que a minha sede triplica.  Com a sua garrafinha você garante a sua água e quando ela esvaziar, pode encher novamente em um dos bebedouros espalhados pelo pavilhão. Ah, às vezes os bebedouros ficam com uma fila, tá? Assim como os banheiros, então esteja preparado para isso.

Vá com objetivos em mente. O que você pretende fazer: assistir palestras? Encontrar amigos? Pegar autógrafos? Gastar cada centavo disponível em livros? Vá com a resposta para essa pergunta em mente. Uma vez que o pavilhão é bem grande e bem cheio, pode ser que você fique numa vibe meio "meu Deus quanto livro o que eu faço por onde eu começo tem tanta coisa pra fazer alguém me ajuda!!!!". O ideal seria até que você fizesse uma lista com a ordem e horário dos estandes que pretende visitar durante o dia. 

Leve um lanche legal, ou vá preparado para gastar uma fortuna em comida. As coisas costumam ter um preço bem salgado.

Pegue um mapa assim que entrar no pavilhão! É só pedir pra alguém que trabalha lá que eles vão saber te informar onde encontrar. Mapas são ótimos. 

Se você pretende comprar muitos livros, leve uma mochila/bolsa grande para guardá-los. Sério. Carregar muitas sacolas pesadas não é legal. Elas vão começar a marcar seu braço, vai doer, vai ser chato. Argh. Eu estou até pensando em levar uma mala de rodinhas pequena. Mas não sei. Vocês vão me dar aquelas olhadas de MEU DEUS ESSA MENINA TROUXE UMA MALA DE RODINHAS QUE LOUCA? Digam que não.

Bom, acho que são essas minhas dicas. Se eu lembrar de algo mais, passo aqui para atualizar. :D

WISHLIST
Aqui é a hora que eu surto.
 
Bom, pra quem nunca foi pra Bienal: tem livro de todo preço. Os lançamentos, na verdade, costumam ter o mesmo preço encontrado em lojas físicas. Às vezes são até mais caros dos que encontrados em sites como Submarino e Americanas, então cuidado. Porém: as promoções. Elas existem e valem a pena. Na última edição aqui em São Paulo eu só comprei livros de promoção e cheguei a pagar três reais em livros legais!! Cinco reais!! *olhos brilhando* Ai, ai, enfim, voltando ao assunto: quero aproveitar as promoções mas também quero comprar alguns lançamentos. Minha lista de desejados no momento é essa, mas pode ser que eu não traga nenhum dos livros aqui citados. Hehe veremos =P

As virgens suicidas, Jeffrey Eugenides

Laranja Mecânica, Anthony Burgess

Graffiti Moon, Cath Crowley

Como dizer adeus em robô, Natalie Standiford

O dia em que troquei meu pai por dois peixinhos dourados, Neil Gailman

Também: alguns livros de Psicologia, alguns clássicos, HQs e tudo de bom que eu encontrar. Acho que é isso por enquanto, já escrevi bastante. Quem aí tá ansioso?!?!?!? <3 Qualquer dúvida deixem nos comentários e se eu souber, respondo. Deixem aí também sugestões de livros. Beijo!

* Como eu disse lá em cima, nós estaremos distribuindo marcadores de página do blog. Se nós não lhe entregarmos um mas você nos reconhecer, é só pedir que lhe daremos com o maior prazer! Acompanhe nossa aventura na Bienal pelo nosso twitter e instagram. Até lá!

Um comentário:

  1. Oi, Gabi!

    Eu também estou nos preparativos para a Bienal e super ansiosa!
    Adorei as dicas! São as essenciais pra sobreviver àquele fervo todo.
    Achei engraçado você achar que o povo vai te chamar de louca por ir com uma mala de rodinhas pequena! O que vão pensar de mim que vou levar uma grande :o kkkkkkk
    Na Bienal de 2 anos atrás, tivemos de alugar um armário pra guardar as compras e depois foi um sofrimento pra levar pro carro. Este ano vou com uma mala gigante pra caber tudo, kkkkkkkkk

    Tomara que nos encontremos por lá. Uma dica boa é: blogueiros deveriam ir com crachá para saber quem é de qual blog e os autores umas placas-sanduíches, tipo daqueles caras que compram outro na rua, kkkkkkkkk

    Bjs e boa Bienal

    www.cladassombras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir