quarta-feira, 27 de agosto de 2014

O que rolou na Bienal do Livro - 23/08

No último sábado, dia 23 de agosto, eu e o Gustavo estivemos em mais uma edição da Bienal do Livro. Quer saber como foi, como estavam os preços, quais livros nós compramos e mais? Vem comigo!

Tava vazio? Cheio? Lotado?
Bom, em primeiro lugar... gente. Muita gente. Imagina bastante gente. Agora multiplica por 48. Tava mais ou menos assim. Vamos contextualizar: no sábado eu e o Gustavo trabalharíamos, mas havíamos decidido que iríamos mesmo assim. Afinal, Bienal!! Livros!! Particularmente eu estava bem ansiosa e mesmo sabendo que estaria bem cheio, decidi encarar. Mas nada no mundo poderia ter me preparado para a lotação que eu encontrei. Gente. GENTE!! Tava muito lotado.

Como nós trabalhamos até 13h e não moramos em SP capital, até almoçar/se trocar/preparar as coisas e finalmente chegar lá, demorou um pouquinho. Chegamos no estacionamento exatamente 16h e a moça que nos atendeu já jogou a bomba: “olha, tá demorando mais ou menos uma hora pra entrar no evento. Vocês vão ficar mesmo assim?”. Amiga, depois de duas horas de viagem, bilhete comprado antecipadamente e dinheiro gasto com pedágio, estacionamento e gasolina: sim, nós vamos ficar.

E aí nós entramos. E tinha uma fila bem grande. “Ok, fazer o que, né? Vamos ficar aqui mesmo. Hmm, que tal se nós formos ver até onde essa fila vai? Isso, boa ideia!” E aí a gente andou... e andou... e andou... e a fila não acabava. Dava duas voltas FORA DO ESPAÇO, entrava e tinha mais voltas, curvas, muita gente, sol. E aí eu fui perguntar pro segurança o que diabos era aquela fila e ele me disse que era pra comprar o ingresso e JESUS CRISTO MAS NÓS JÁ TEMOS O INGRESSO NÃO PRECISAMOS PEGAR ESSA FILA ENTÃO????!!! E SIMMMMMM!! Não precisamos pegar a fila porque havíamos comprado o ingresso antecipadamente (e DEUS ABENÇOE A INTERNET. Era só isso que eu conseguia pensar). Então se você pretende ir ainda não comprou o ingresso: compre pela internet. É um real mais caro – e nós estávamos reclamando disso de brincadeira mas depois de ver o tamanho da fila ninguém se importou de ter pago “mais caro” – mas vale a pena.
Depois que entramos que conseguimos ver o tamanho do estrago: tinha muita, muita gente, a ponto de ter fila para entrar nos estandes. Gente, já vou na Bienal tem alguns anos e eu nunca tinha visto isso antes. Você pegava fila só pra ENTRAR no estande e ver se queria algo de lá. Pegou fila, entrou e não viu nada que gostasse? Azar o seu.

Pra melhorar a situação eu estava com uma mala de rodinhas que dificultava a minha locomoção e eu já falei que tinha muita gente? Pois imaginem. Resumo da ópera: não entramos em praticamente nenhum estande. Estivemos na Intrínseca, Novo Conceito, Cia das Letras, Top Livros e acho que só! Mas mesmo assim deu pra aproveitar bastante, comprei livros com preços muito bons. Em compensação: não vi nem sombra da Kiera Cass e da Cassandra Clare, não encontrei nenhum blogueiro, não assisti nenhuma palestra. Blé. :(

Como estavam os preços?
Como em toda Bienal: lançamentos com preços de lançamentos e livros baratos em promoções. A verdade é que eu sempre vou pra Bienal com poucos livros em mente. Até faço uma listinha ou outra mas me interesso mesmo é pelas super promoções, aqueles livros de R$ 5,00 que você nem conhece mas POXA CINCO REAIS!! Pra quem tá nessa comigo, visitem o estande da Top Livros. É um estande inteiro, bem grande, com livros por R$ 10,00. Todos eles! Qualquer um que você quiser! É o paraíso! O lado ruim é que os livros não são bem organizados, ficam todos empilhados e você tem que ir caçando até encontrar algo que o interesse. Vai ter muito livro de auto ajuda mas não desanime: quando eu estava pra desistir encontrei dois livros que eu queria muito. <3 Conto tudo o que nós compramos lá em baixo! :P

Gustavo e a querida Renata Ventura
E os autógrafos? E as palestras?
Como eu disse, não senti nem o cheiro da Kiera e da Cassandra. Em relação aos autores nacionais, a maioria deles estava nos estandes das próprias editoras. A Isabela Freitas, autora de Não se Apega, Não por exemplo, ficou um bom tempo no estande da Intrínseca autografando quem comprasse o seu livro. A Renata Ventura, autora de A Armada Escarlate e agora de sua continuação A Comissão Chapeleira podia ser encontrada no estande da Novo Século, tirando fotos e autografando seu livro. No estande da Novo Conceito também estavam muitos autores, entre eles o Maurício Gomyde, autor de Ainda Não Te Disse Nada (que eu já li e gostei muito!) e A Máquina de Contar Histórias, livro que estava divulgando e autografando. 


E as comidas no lugar?
Muito caras e filas muito grandes. Como eu já tinha dito no outro post, vá preparado com comida e água. 

Quais livros vocês compraram?
Bastante coisa! Coloquei aqui as minhas compras, do Gustavo e as da minha irmã - hehe, moramos juntas então também poderei ler. Aliás, eu deixei de comprar vários livros porque ela iria comprar, o que é ótimo, porque eu leio do mesmo jeito e não gasto dinheiro :P Confere aí! 

 
Os Sofrimentos do Jovem Werther por J. W. Goethe, Memórias Póstumas de Brás Cubas por Machado de Assis, A Outra Volta do Parafuso por Henry James e Os Lusíadas por Luís Vaz de Camões. Todos por R$ 10,00 cada no estande da Top Livros!


Cartas de Amor aos Mortos por Ava Dellaira, A Menina Mais Fria de Coldtown por Holly Black, Uma Constelação de Fenômenos Vitais por Anthony Marra e Se Eu Ficar por Gayle Forman. Tirando o terceiro, todos os outros são da minha irmã, e são livros que eu estava doida para ler. Como são lançamentos, todos os preços estavam iguais de livraria.


As Aventuras de Tom Sawyer por Mark Twain, Caiu do Céu por Heidi W. Durrow, Despertar por Amanda Hocking e A Magia da Pixar por David A. Price. Todos também da Top Livros, R$ 10,00 cada. O primeiro é em capa dura e LINDO. Como eu amo a Pixar de paixão, enlouqueci quando vi o último. <3


Espera por Maggie Stiefvater, Um Mundo Chamado Timidez por Leanne Hall, Princesa Adormecida por Paula Pimenta e A Comissão Chapeleira por Renata Ventura. Os dois primeiros também são da Top Livros,  e os dois últimos de autores nacionais. 


Dupla Falta por Lionel Shriver, Ouro por Chris Cleave, Tigres em Dia Vermelho por Liza Klaussmann e Na Ilha por Tracey Garvis Graves. Todos da Intríseca, custaram R$ 5,00 cada!


A Revolução dos bichos por George Orwell, Adeus, por enquanto por Laurie Frankel, Os Pinguins do Sr. Popper por Richard e Florence Atwater, Vingança da Maré por Elizabeth Haynes e Orange Is the New Black por Piper Kerman. O segundo foi R$ 15,00 e o terceiro R$ 5,00!


Ufa! Foram essas as nossas compras =)

Resumindo...

Valeu a pena?
Sim! Apesar de tudo, foi ótimo como sempre e eu mal posso esperar para voltar hehe. Aliás, vale lembrar que estaremos lá novamente nessa sexta-feira, dia 29/08 e estaremos distribuindo marcadores do blog! Eles estão liiiindos, clica aqui para conferir.


Acho que é isso. Qualquer dúvida podem mandar pelo nosso twitter. Até sexta!

4 comentários:

  1. Adoro ver as experiências de outras pessoas com a bienal :D

    Essa foi minha primeira vez no evento, então várias coisas me surpreenderam. Eu esperava bem mais promoções, por exemplo. E não sabia que sofreria tanto com alimentação - gente, eu não achava água pra comprar!!!!! Tive que andar demais pra pagar quatro reais na garrafa (quase cedi a um chopp no caminho, confesso. E eu não bebo qqqq). E olha que eu tinha levado duas garrafas, mas o espaço é tão quente e lotado que elas acabaram na primeira hora do evento. Cogitei seriamente beber da torneira do banheiro, UAHUAHUA

    Mas o saldo foi positivo. Fui na sexta e no sábado (22/23), deixando um dia para comprar e outro para ver gente e pegar autógrafos. Só saí com seis livros (e muitos marcadores, haha), mas valeu a pena.

    Só uma reclamação: achei sacanagem a intrínseca ficar trocando os livros de lugar nas prateleiras de cinco e nove reais. Ouro estava por nove quando fui, por isso não comprei, e vi O Torreão por dois preços diferentes no mesmo dia. MAS OK, OS PREÇOS ESTAVAM BONS E É ISSO QUE IMPORTA.

    Adorei o post! Bienal vai deixar saudades ):
    Abraços, João
    conversacult.com.br | ourivesdaspalavras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caramba, como eu nunca tinha visto esse comentário aqui?! (e eu também adoro ler experiências, hehe)

      Você passou no estande da Top Livros? Lá era onde tinha mais "promoção", digamos assim, uma vez que todo livro no estande tava por $10 :P

      Bom, da próxima vez você já sabe, segue meu exemplo: levei oito garrafas d'água pra Bienal HAHAHAH

      Ih, será que eu não paguei nove reais em Ouro, então? Grandes chances de eu ter me confundido.

      Eu até que comprei bastante livros... mas não peguei nenhum autógrafo. :( Então te invejo um pouquinho.

      Obrigada pela visita e por compartilhar sua experiência. Beijo! :*

      Excluir
  2. Você me deu seu marca páginas na bienal e entrei aqui... Obrigada, porque seu blog é demais♥

    ResponderExcluir