terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Resenha: A Idade dos Milagres


"E se os dias ficassem cada vez mais longos - primeiro em questão de minutos, depois horas, até que o dia virasse noite e a noite virasse dia? É isso que acontece no arrebatador livro de estreia de Karen Thompson Walker, um romance sobre crescer e seguir com a vida em uma época extraordinária e incerta. Em um sábado aparentemente comum, na Califórnia, Júlia e sua família acordam e descobrem, com o resto do mundo, que a velocidade de rotação da Terra está diminuindo. Os dias e as noites vão ficando mais longos, fazendo com que a gravidade seja afetada e o meio ambiente entre em colapso. Pássaros desorientados caem mortos do céu, centenas de baleias encalham na praia, as marés saem de controle. Enquanto alguns entram em pânico, outros procuram viver como se nada estivesse acontecendo, agarrando-se a qualquer custo à sua rotina e ignorando a evidência de que o fim do mundo se aproxima. Ao mesmo tempo que luta para se adaptar à nova "normalidade", Júlia tem que lidar com os problemas típicos da adolescência e os desastres do cotidiano: a crise no casamento de seus pais, a perda de antigos amigos, as amarguras do primeiro amor e o estranho comportamento de seu avô, que acredita que tudo se trata de uma conspiração do governo e passa os dias catalogando suas posses obsessivamente."


Júlia é uma menina de 11 anos que joga futebol e mora na Califórnia. Também faz aulas de piano e tem uma melhor amiga chamada Hanna. Essa poderia ser uma estória comum, não fosse pelo acontecimento que surge já na primeira página do livro: a tal da desaceleração.

É assim que cientistas de todo o mundo chamam o fenômeno onde, sem explicação aparente, o planeta Terra começa a girar mais devagar, tornando assim os dias e as noites gradativamente mais longos. Primeiro um dia passa a ter 25 horas, depois 30, 36, 48...

Entretanto, a desaceleração pode até ser considerada como um segundo plano na estória. Se você espera encontrar no livro a explicação para o fenômeno, por exemplo, se decepcionará. A Idade dos Milagres é um livro sutil e delicado, que aborda os dramas adolescentes que todos um dia já passaram (ou passarão) inseridos em um cenário inesperado. Júlia precisa lidar com o primeiro amor, a amizade com a melhor amiga se desintegrando e problemas familiares em meio ao caos em que o planeta se encontra.

Uma coisa legal de observar é como a população se adapta a desaceleração. A população se divide entre aqueles que continuam seguindo o horário do relógio mesmo que o dia não tenha mais apenas 24 horas (eles vão dormir quando está na hora de dormir, mesmo que isso signifique que o sol ainda brilha lá fora) e entre aqueles que resolvem adaptar-se aos dias mais longos (seguindo assim o “tempo real”). Eles precisam adaptar-se a todas as situações, desde dias tão longos que o calor é insuportável até noites tão compridas e frias que passa a nevar na Califórnia em pleno verão.

Apesar de simplista, foi impossível para mim ler o livro sem sentir uma certa agonia. “E se fosse comigo? E se isso realmente acontecesse?”. Vamos acompanhando o “fim do mundo” junto com os personagens, nos perguntando “e agora? O que vai acontecer? Como eles vão sobreviver a isso?” a cada página virada. É o romance de estreia da autora Karen Thompson Walker e não poderia ter sido feito de maneira mais brilhante. É, acima de tudo, um livro que faz refletir e emociona, e meu favorito de 2012. Leitura mais que recomendada.

"Mais tarde, eu pensaria naqueles primeiros dias como o momento em que, como espécie, nos demos conta de que temíamos as coisas erradas: o buraco na camada de ozônio, o derretimento das calotas polares, o vírus do oeste do Nilo, a gripe suína e as abelhas assassinas. Mas acho que aquilo que preocupa mais nunca é o que acontece, no final das contas. As catástrofes reais são sempre diferentes - inimagináveis, desconhecidas, impossíveis de prever"

A Idade dos Milagres, por Karen Thompson Walker
ISBN: 9788565530088
Editora: Paralela
Páginas: 206
Adicione no Skoob

11 comentários:

  1. O livro me parece ser realmente muito bom mesmo.
    Gostei da ideia de como foi mostrado o fim do mundo, bem interessante mesmo.

    Bjão!

    http://livronasmaos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu vi outro dia esse livro no skoob e fiquei doida para ler. Por todo esse aspecto de fim do mundo e, também, pela parte humana e sentimental. Gosto de reflexões. Ótima resenha. Ansiosíssima para ler!

    Beijos

    http://thisunderdog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha desse livro, parabéns!
    Super interessante...
    Quero muito ler!!
    Beijos
    www.luanamachado.com

    ResponderExcluir
  4. Faz tempo que eu quero ler esse livro, é muito interessante...
    É meu tipo preferido de livro.
    Super curiosa, espero lê-lo em breve.

    ResponderExcluir
  5. tenho q parar de ler este blog se nao eu vo ficar pobre****

    ResponderExcluir
  6. Oi Gabi.
    Que livro mais interessante! Eu não o conhecia. Gostei de saber a respeito do tema abordado, essa tal desaceração. Já entrou para lista dos meus desejados.
    Parabéns pela resenha!
    E respondendo a sua pergunta, Cante Para Eu Dormir é um livro maravilhoso, eu adorei! Ele entrou para os meus favoritos pois foi uma das melhores leituras do ano.Se tiver oportunidade leia, com certeza você irá gostar =)
    Postarei a resenha deste, provavelmente semana que vem.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Gabriela.
    Ignore a recomendação para você ler, lembrei que você já leu e não gostou.Mas por quê? É uma história tão bonita...quais foram os pontos que te desanimaram?
    Bjs.

    ResponderExcluir
  8. Oi Gabriela.
    Te indiquei para um meme, espero que goste.
    Beijos.

    http://booksedesenhos.blogspot.com.br/2012/12/meme-eu-e-os-livros.html

    ResponderExcluir
  9. Oi querida!

    Confesso que nunca havia visto esse livro, mas me interessei bastante por ele agora, com a sua resenha. Vou procurar saber mais sobre essa obra. Ah, acabei de seguir o blog, gostei bastante! E o título ficou criativo. ;D

    Abraços,
    Ademilson

    Autor de Aurora do Reino
    http://livrosdoad.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Parece ótimo! O blog de vocês é um máximo.

    ResponderExcluir